Teatro do Bigode Soprou a Primeira Vela com Emoção e Alegria
Foi uma celebração da cultura, da criatividade e da paixão pelo palco
A Companhia Teatro do Bigode celebrou o seu primeiro aniversário com casa cheia e uma energia contagiante no Clube Caras Direitas em Buarcos. O público vibrou, participou e entrou no espírito da peça Macaco de Rabo Cortado, numa tarde onde o teatro mostrou, mais uma vez, que continua vivo, próximo e capaz de unir gerações.
Entre gargalhadas, música, ritmo e momentos de reflexão, a história — desconhecida para alguns e carregada de memórias para outros — trouxe mensagens sobre identidade, autoestima, diferença e empatia. Um espetáculo pensado para toda a família, onde crianças e adultos embarcaram juntos numa viagem divertida e cheia de significado.
No final da apresentação, o entusiasmo do público foi evidente, com fortes aplausos e palavras de elogio à companhia e ao trabalho desenvolvido ao longo deste primeiro ano.
Emocionado, Guilherme de Bastos Lima — ator, encenador e o grande impulsionador do projeto Teatro do Bigode — destacou a importância do apoio recebido desde o primeiro momento pelo Grupo Caras Direitas, que acolheu a Companhia e disponibilizou espaço para ensaios e residência artística.
Como gesto de reconhecimento, chamou ao palco, para uma merecida ovação, a presidente Lucinda Basílio e o diretor Viriato Rocha.
Mas os aplausos não ficaram por aí. Guilherme fez também questão de reunir toda a sua equipa em palco — atores, cenógrafos, fotógrafo e técnicos — sublinhando que “o teatro é sempre um trabalho de grupo” e que é da união, da entrega e da dedicação coletiva que nascem os melhores espetáculos.
A tarde terminou da melhor forma: com o tradicional “Parabéns a Você”, celebrado entre sorrisos, emoção e espírito de confraternização. Foi muito mais do que uma festa de aniversário. Foi uma celebração da cultura, da criatividade e da paixão pelo palco. E o caminho continua para esta companhia
figueirense: Teatro do Bigode promete levar o seu repertório a diferentes pontos do país, espalhando histórias, emoções e a magia do teatro junto de novos públicos.
E há já nova oportunidade para ver Macaco de Rabo Cortado em palco: a peça regressa no próximo dia 15 de maio, no Auditório de Vouzela, pelas 21h00.
Porque continua a ser motivo de encontro, partilha e emoção ao vivo, Viva o Teatro!
Fotografias: Fernando Simões
Autor: Fernando Simões



