Quarta-feira, 13 de Março de 2019

Região Centro mantém menor taxa de desemprego do país em 2018

Região Centro mantém menor taxa de desemprego do país em 2018

Região

Região Centro mantém menor taxa de desemprego do país em 2018

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) analisou a taxa de desemprego da Região Centro em 2018 […]

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) analisou a taxa de desemprego da Região Centro em 2018 e concluiu que, pelo oitavo ano consecutivo, foi a região com menor taxa de desemprego do país.

Os números foram apurados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a partir dos quais se verifica que a Região Centro tem uma taxa de desemprego de 5,6%, tendo como referência a média nacional que, em 2018, está fixada nos 7%. Comparativamente a 2017, a Região Centro tem menos 14,5 mil desempregados, registando 65,3 mil indivíduos em situação de desemprego em 2018.

Quanto à taxa de desemprego jovem, a Região Centro diminuiu de 20,8%, registada em 2017, para 18,9%, em 2018. Segundo avança a CCDRC, “este valor corresponde ao menor dos últimos anos e atribui à região Centro o melhor valor no país, onde a taxa é de 20,3%”.

Perante os dados do INE e Eurostat, a CCDRC declara que “o desemprego de longa duração também diminuiu na região”, no ano transato. Em números, registaram-se 33,4 mil desempregados em 2018, face aos 40,3 mil de 2017. Por outro lado, os desempregados que procuram o primeiro emprego subiram 2,3%, em relação a 2017, fixando-se em 8,8 mil desempregados no ano anterior. Ainda assim, a CCDRC afirma que “apesar deste decréscimo, a região Centro continuou, em 2018, a ser a região portuguesa com o menor número de desempregados à procura do primeiro emprego”.

Relativamente à taxa de emprego dos 20 aos 64 anos, a CCDRC dá os parabéns pelo desempenho da região Centro pelo aumento da respetiva percentagem em 2018. No ano anterior a taxa de emprego fixou-se nos 76,6%, “ultrapassando a meta estabelecida pela União Europeia para 2020 (75,0%)”.

Em suma, a CCDRC salienta a manutenção da taxa de desemprego em valor mínimos, comparativamente à média do país, “este indicador na região Centro, manteve-se, pelo oitavo ano sucessivo, superior à média nacional (75,4%), sendo um dos mais elevados entre as regiões portuguesas”.

Sobre o ano transato, o estudo feito pelo INE e a Eurostat, revela que a região Centro foi a que teve menor percentagem de desempregados, contra as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, que tiveram as taxas mais altas de todo o país, com 8,6% e 8,8% respetivamente.

Mais informações sobre esta matéria estão disponíveis na página de internet da CCDRC (www.ccdrc.pt), no “Barómetro Centro de Portugal”, ou na plataforma “DataCentro – Informação para a Região”, localizada na internet em –  http://datacentro.ccdrc.pt.

Desemprego

Autor: Jornal Frontal

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.