Segunda-feira, 04 de Fevereiro de 2019

Protocolo de apoio financeiro ao Carnaval da Bairrada foi assinado

Protocolo de apoio financeiro ao Carnaval da Bairrada foi assinado

Região

Protocolo de apoio financeiro ao Carnaval da Bairrada foi assinado

A Câmara Municipal da Mealhada, a Associação de Carnaval da Bairrada (ACB) e as escolas de samba locais são as […]

A Câmara Municipal da Mealhada, a Associação de Carnaval da Bairrada (ACB) e as escolas de samba locais são as outorgantes do novo modelo de protocolo de apoio financeiro para o Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada. Tal como já havíamos noticiado em edições anteriores, a grande novidade é a subsidiação direta às escolas de samba.

“Esta alteração na forma de apoiar o carnaval permite aumentar o valor a receber por cada uma das escolas”, afirma a autarquia em comunicado de imprensa. Se até este ano eram entregues 60 mil euros à ACB de subsidio global, que depois era dividido com as escolas de samba, agora cada escola vai passar a receber “72,5 euros por cada elemento, até 120 elementos, e 20 euros por cada figurante, entre os 121 e 200 elementos, devidamente caracterizado de acordo com o tema ou enredo integrante dos desfiles”, esclarece a autarquia.

Com a assinatura do protocolo, para além de integrar os desfiles de carnaval, os Sócios da Mangueira, o GRES Batuque, o GRES Real Imperatriz e os Amigos da Tijuca comprometeram-se com a autarquia a colaborar na promoção turística do concelho, “nomeadamente com a participação em feiras de turismo e outras atividades, colaborar nos programas de animação cultural desenvolvidos anualmente pela autarquia, participar e colaborar no desfile do Carnaval de Palmo e Meio, bem como prestar todas as informações e apresentar documentos acerca da execução das suas atividades”.

Quanto à ACB, esta mantem a responsabilidade de organizar o Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada e com ela a autarquia estabeleceu outro protocolo, “que prevê a atribuição de 24 mil euros, mantendo-se a clausula de excecionalidade relacionada com o mau tempo e cancelamento de desfiles que permite a atribuição de um valor extraordinário à ACB, até um limite máximo de 24 mil euros”. Para além disso, a Câmara Municipal da Mealhada manterá o apoio logístico e a cedência de instalações à ACB.

Os protocolos entre a autarquia, a ACB e as escolas de samba já foram assinados e encontram-se em vigor até ao último dia deste ano. Desta feita, o Município da Mealhada entende prestar o devido reconhecimento ao “papel fundamental que o Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada tem, há mais de 40 anos, na preservação e divulgação da tradição, essenciais para a preservação da identidade cultural do município”.

Mealhada

Autor: Jornal Frontal

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.