Município de Penacova candidata cinco doces para as 7 Maravilhas Doces de Portugal
Penacova não quis ficar de fora do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal e candidatou o património doceiro às categorias […]
Penacova não quis ficar de fora do concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal e candidatou o património doceiro às categorias “Doces de Território, “Doces de Inovação”, “Doce de Colher e Doce à Fatia” e “Doce Festivo”. O pastel de Lorvão, a nevada, os biscoitos de cerveja beira alva e flor de sal, a tarte de pão e o folar doce são as propostas do concelho pertencente ao distrito de Coimbra.
João Azadinho, vice-presidente da Câmara Municipal de Penacova, explica que a candidatura ao concurso se justifica atendendo a que “a gastronomia é cada vez mais um elemento diferenciador e, no caso da doçaria, Penacova possui uma excelente oferta, agora reforçada também pela aposta na inovação à base de produtos endógenos”. O autarca acrescenta ainda que esta candidatura ganha mais sentido pelo facto de a Comunidade Intermunicipal de Coimbra, a que pertence, ter recebido o título de Região Europeia da Gastronomia 2021.
Na totalidade, a Associação 7 Maravilhas diz ter recebido 907 candidaturas, as quais estão, neste momento, a ser avaliadas e validadas pelo conselho científico, estando previsto para breve o anúncio da lista final de candidatos.
Concluída a avaliação das candidaturas, um painel de especialistas irá votar em 21 doces de cada distrito ou região autónoma, organizados pelas sete categorias, sendo três de cada categoria, num total nacional que pode atingir, na primeira fase, os 420 doces.
A oitava edição do concurso 7 Maravilhas reinventa-se em 2019, apresentando, nos meses de julho e agosto, 20 programas em daytime, transmitidos em direto, realizando-se as semi-finais nos dias 24 e 31 de agosto. A Gala Finalíssima está marcada para dia 7 de setembro, data na qual serão divulgados os doces eleitos como Maravilhas de Portugal.
Fotografia: Nevada
Autor: Jornal Frontal
