Município de Anadia investe 700 mil euros na requalificação da Escola de Mogofores
A empreitada de requalificação da Escola EB1 de Mogofores está a dias de começar. Esta obra, de acordo com a […]
A empreitada de requalificação da Escola EB1 de Mogofores está a dias de começar. Esta obra, de acordo com a autarquia, está orçada em cerca de 700 mil euros e tem um prazo de execução de sete meses. O auto de consignação da obra foi assinado no passado dia 20 de fevereiro, com a Socértima, Lda.
Conforme avança a edilidade em nota de imprensa, “a requalificação pretende transformar o edifício existente a Sul e a área ocupada pelo campo de jogos, numa Escola Básica de 1º ciclo com três salas de aula, biblioteca, instalações sanitárias para alunos, professores e funcionários, gabinetes de reuniões, atendimento e trabalho, sala polivalente/refeitório e copa, assim como espaços de recreio exterior, coberto e descoberto, pavimentado e relvado”. A edilidade refere ainda que esta intervenção implica profundas alterações ao edifício já existente, para assim dar cumprimento à legislação, nomeadamente o Plano Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico.
O edifício Sul é, portanto, o foco desta obra, que primará pela alteração do edificado, nomeadamente no que respeita à “sua distribuição interior, mantendo o seu aspeto exterior”. Para além disso, está prevista a demolição do “campo de jogos para implantar um novo edifício que alberga o programa excedente e cuja cobertura substitui a função do campo de jogos”, adiantam.
Sabe-se que o edifício norte não sofrerá qualquer alteração devido à “cota de difícil acesso aos futuros utentes da Escola”, como tal, as únicas intervenções a desenvolver situam-se no edifício sul, que está “dimensionado de modo a satisfazer as necessidades definidas na Carta Educativa do Concelho de Anadia”. O executivo avança ainda que esta intervenção vai incidir sobre os espaços letivos do 1º ciclo, frequentado por cerca de 75 alunos.
Atendendo à perturbação que esta intervenção poderia causar no decurso das aulas, a autarquia informa que “os alunos foram instalados provisoriamente em salas amovíveis que se encontram no espaço do Centro Social de Mogofores, desde o início do presente ano letivo”.
Imagem: Projeto da requalificação da Escola EB1 de Mogofores
Autor: Jornal Frontal
