Mosteiro do Lorvão recebe doçaria de todo o país
Penacova recebe a 4ª edição da Mostra Nacional de Doçaria Conventual de Lorvão nos dias 4 e 5 de outubro
Penacova recebe a 4ª edição da Mostra Nacional de Doçaria Conventual de Lorvão nos dias 4 e 5 de outubro, no Mosteiro de Lorvão, e contará com os mais prestigiados doceiros do país.
A mostra, organizada pelo Município de Penacova, decorre num monumento nacional de grande valor histórico e cultural. O Mosteiro de Lorvão, um antigo centro de produção de manuscritos no século XII, é o local para celebrar a herança gastronómica conventual portuguesa.
Segundo informa o Município “ponto alto da programação será o concerto de encerramento do maestro e pianista Rui Massena, com entrada gratuita.”
Presentes no evento vão estar os tradicionais pastéis de Lorvão e das nevadas de Penacova, a mostra apresentará uma seleção de iguarias de norte a sul do país, como os ovos moles de Aveiro, o pão de ló de Ovar, as tortas de Azeitão, o pastel de Tentúgal, a sericaia de Évora, o queijo do céu de Arouca, as cornucópias de Alcobaça, as templárias de Tomar, as queijadas de Pereira, as Teresinhas de Guimarães, os licores de Lamego, as castanhas de ovos de Coimbra, entre muitos outros.
A experiência da doçaria é complementada por um vasto programa cultural, que começa no dia 3 de outubro e inclui palestras, workshops e recriações históricas. O destaque da programação musical vai para o órgão de tubos do Mosteiro de Lorvão, o maior construído em Portugal no século XVIII, que será protagonista de dois concertos.
O acesso à exposição e a todos os eventos culturais é totalmente gratuito e não requer inscrição prévia.
Autor: Jornal Frontal
