Missa ao Domingo passa a realizar-se na Igreja de São Salvador com foco nos universitários
Antes celebrada na Sé Velha, sob responsabilidade do Serviço Diocesano da Juventude (SDJ), a Missa passa agora para a Igreja […]
Antes celebrada na Sé Velha, sob responsabilidade do Serviço Diocesano da Juventude (SDJ), a Missa passa agora para a Igreja de São Salvador, junto à Sé Nova, e será dinamizada pelo Serviço Pastoral do Ensino Superior (SPES). A celebração será presidida pelo padre Nuno Fileno, capelão da Universidade de Coimbra e diretor do Instituto Universitário Justiça e Paz, a partir do dia 12 de outubro, às 19 horas.
Apesar da mudança, a essência mantém-se: uma Missa dominical com especial atenção à comunidade académica, mas aberta a “todos, todos, todos”.
O SDJ, que esteve à frente da organização nos últimos dois anos, continuará a colaborar, nomeadamente na divulgação, apoio logístico e comunicação. “Sempre quisemos chegar o mais próximo possível da comunidade estudantil, seja portuguesa, seja de outras nacionalidades”, destacou Hugo Monteiro, coordenador do SDJ, sublinhando que o SPES tem maior proximidade com os estudantes universitários.
Para Joana Henriques e João Patrão, coordenadores do SPES, a continuidade semanal da Missa é garantida. O objetivo é oferecer aos estudantes que regressam a Coimbra ao domingo uma oportunidade de participar na Eucaristia, respondendo também às necessidades dos que ainda não estão integrados em comunidades paroquiais locais.
O objetivo é “formar uma comunidade, semelhante à de uma paróquia ou unidade pastoral”, garante Joana Henriques. Uma das grandes mudanças prende-se com a constituição do Coro da Pastoral do Ensino Superior, a quem estará a cargo a animação semanal das eucaristias. Este coro foi formado para o efeito e é inteiramente composto por alunos do ensino superior. Segundo SPES há ainda a previsão para um “um convívio depois da Eucaristia, porém essa é uma ideia que ainda se encontra em período de maturação”.
Autor: Jornal Frontal
