Mealhada instala-se na Guarda até dia 5 de maio
A partir de hoje e até dia 5 de maio, a Mealhada vai estar na Feira Ibérica de Turismo (FIT), […]
A partir de hoje e até dia 5 de maio, a Mealhada vai estar na Feira Ibérica de Turismo (FIT), realizada na Guarda. O concelho bairradino pretende, com esta presença mostrar, no interior do país, as “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” (água, pão, vinho e leitão), através de momentos de degustação, a cultura do Carnaval Luso-Brasileiro, assim como o património natural da Mata Nacional do Bussaco e das Termas de Luso.
O Município da Mealhada far-se-á representar na FIT com o stand já inaugurado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Neste espaço, concebido pela empresa mealhadense Wishome, a filosofia é ser uma “janela aberta para cada uma das riquezas do concelho”, segundo se revela em nota de imprensa veiculada pela autarquia. No centro do stand está representada a Mata Nacional do Bussaco, que através da representação de um jardim vertical remete para a beleza natural da Mata e para o seu património arquitetónico e religioso; mas também existe um espaço dedicado ao Carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada e à Vila Termal de Luso. As “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, compostas pelo Leitão da Bairrada, pelos vinhos de origem demarcada da Bairrada, pela água de Luso e pelo pão da Mealhada, que serão dadas a provar em degustações diárias, também estão presentes.
Para a Guarda segue também o restaurante “O Castiço”, a quem cabe defender as quatro jóias da coroa gastronómica da Mealhada.
Conforme explica a autarquia em nota de imprensa, “a presença do Município na FIT, à semelhança do que aconteceu com a Bolsa de Turismo de Lisboa, enquadra-se numa estratégia de afirmação do concelho enquanto local turístico, ancorada em produtos naturais e genuínos que têm a capacidade de potenciar a economia local, regional e até nacional”.
Entre 2 e 5 de maio, no Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda, o município da Mealhada vai colocar ao dispor dos visitantes, entre as 14h e as 18h, degustações de leitão e entradas de Leitão, degustações de doces regionais, provas de vinho, espumantes, águas de Luso, provas de infusões da Mata do Bussaco; pelas 17h haverá demonstrações das escolas de samba; e por ocasião do encerramento da feira, diariamente, vão ser sorteados prémios.
Particularmente no dia 4 de maio, a edilidade chama a atenção para a apresentação, a partir das 17h, da Escola de Samba Amigos da Tijuca no palco da FIT e no stand do Município da Mealhada, assim como para apresentação do Leitão da Bairrada pelo restaurante “O Castiço”.
Esta é a sexta edição da Feira Ibérica de Turismo e é considerada, atualmente, como “o mais importante certame dedicado ao turismo numa perspetiva ibérica, recebendo expositores de toda a península”, avança a edilidade em comunicado de imprensa.
Fotografia: Stand do Município da Mealhada
Autor: Jornal Frontal
