Governo abre concursos para 1200 vagas nas Forças de Segurança
O anúncio da abertura de concursos para as Forças de Segurança foi feito no passado dia 26 de fevereiro, através […]
O anúncio da abertura de concursos para as Forças de Segurança foi feito no passado dia 26 de fevereiro, através do Diário da República. Os Ministros da Administração Interna e das Finanças fizeram publicar três despachos que decretam a abertura de concursos externos para a admissão de 1200 pessoas nos quadros da Polícia de Segurança Pública (PSP), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR.
No que à PSP respeita, o concurso está aberto para o Curso de Agentes, no qual se prevê a admissão de 600 pessoas. Quanto à GNR, o concurso tem como objetivo, para este ano, captar 400 pessoas para o Curso de Formação de Guardas.
Relativamente ao SEPNA, “e em cumprimento da política de reforço do pilar da prevenção em matéria de Defesa da Floresta Contra Incêndios”, tal como refere o Ministério da Administração Interna (MAI) em comunicado de imprensa, prevê-se o preenchimento de 200 postos de trabalho da carreira e categoria de guarda florestal, através do procedimento concursal publicado a 26 de fevereiro. O MAI lembra ainda que “desde 2006 que não era aberto qualquer concurso de admissão para esta carreira”.
De acordo com a mesma nota de imprensa, o MAI esclarece que “com estas novas admissões, o executivo dá cumprimento à política de reforço do número de efetivos nas forças de segurança (PSP, GNR), com aumento de mais 4.162 elementos, o que representa mais 1850 novos efetivos entre 2016/2019 por comparação com o período de 2012/2015”.
Autor: Jornal Frontal
