Sexta-feira, 29 de Março de 2019

Escola Técnico Profissional de Cantanhede apura projeto para Concurso Intermunicipal

Escola Técnico Profissional de Cantanhede apura projeto para Concurso Intermunicipal

Região

Escola Técnico Profissional de Cantanhede apura projeto para Concurso Intermunicipal

Chama-se Brocup e é uma tecnologia desenvolvida a partir de um copo que, com um sensor de proximidade, permite criar […]

Chama-se Brocup e é uma tecnologia desenvolvida a partir de um copo que, com um sensor de proximidade, permite criar uma conexão entre uma rede social e o copo, fazendo com que se possa estabelecer uma amizade instantânea na rede social escolhida. Este é o projeto desenvolvido pelos alunos do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede, que irá representar o concelho na sexta edição do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC).

No passado dia 27 de março, os alunos do curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede foram declarados vencedores do Concurso Municipal de Empreendedorismo.

Geisel Silva Machado, David Bronze Lameiro e Francisco Domingues Batista terão oportunidade de mostrar o projeto que desenvolveram nos dias 6 e 7 de abril, em Oliveira do Hospital, num registo de BOOT Camp, na fase final do Concurso Intermunicipal promovido pela CIMRC.

Recordamos que a tecnologia desenvolvida pelos jovens consiste num copo com um chip embutido com um sensor de proximidade. Segundo esclarece a autarquia cantanhedense, “a grande inovação deste produto prende-se com o facto do mesmo facilitar interações sociais, entre pessoas no mesmo evento”. Concretamente, “o portador do copo tem assim, a possibilidade de criar uma conexão entre uma rede social e o copo, quando esta conexão for criada, terá a opção de estabelecer uma amizade instantânea na rede social que escolheu. Ao conectar o copo, o mesmo irá, através da conta, colocar um like e partilhar a página da empresa promotora do evento, com o objetivo de divulgar o conhecimento da mesma”, tal como explica a edilidade.

A fase concelhia do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio decorreu no âmbito do programa “Educação Empreendedora nas Escolas”, promovido pela CIMRC, no qual estiveram envolvidos cerca de 40 alunos e oito docentes de duas escolas do concelho, nomeadamente, a Escola Técnico Profissional de Cantanhede e a EB/Secundária João Garcia Bacelar – Tocha.

Numa fase inicial foram apresentadas 11 ideias de negócio, das quais 10 seguiram para a final municipal. Na fase de apuramento municipal, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e responsável pelo pelouro da educação marcou presença. A abrir a cerimónia, o autarca deixou uma palavra de incentivo e confiança aos jovens participantes, sublinhando “a importância da educação para o empreendedorismo no processo educativo, e o interesse do desenvolvimento deste tipo de projetos e construção de ideias, de forma participada pelos alunos, tendo presente que são desafiados a avaliar oportunidades, a mobilizar recursos, a assumir riscos e a concretizar iniciativas diferenciadas e de sucesso”.

Pedro Cardoso considera ainda que “este concurso constitui mais uma oportunidade para as escolas promoverem junto dos alunos uma cultura favorável à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores promotores do espírito empreendedor, nomeadamente, inovação, criatividade, organização, planeamento, liderança, trabalho em grupo, responsabilidade, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade científica, entre outras.”

De acordo com a autarquia cantanhedense, o Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio pretende “sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, proporcionando-lhes uma experiência em ambiente competitivo, promovendo o trabalho em equipa e o espírito de iniciativa e dinamismo nos concelhos envolvidos no projeto”, com o objetivo de proporcionar a “angariação de ideias de negócio de diversos sectores de atividade, que tenham viabilidade económica, social e ambiental”. Conscientes de que as ideias apresentadas não têm perspetivada qualquer consequência negocial, o que se deseja é demonstrar “a exequibilidade prática e o potencial dos projetos em causa”.

 

Fotografia: Participantes do Concurso Municipal de Empreendedorismo 2019

Cantanhede

Autor: Jornal Frontal

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.