Empresas do concelho unem-se à Campanha do Laço Azul no combate aos maus tratos
Abril é o mês da prevenção aos maus tratos na infância e na juventude e desde 1989, na Virgínia (EUA), […]
Abril é o mês da prevenção aos maus tratos na infância e na juventude e desde 1989, na Virgínia (EUA), que existe a Campanha do Laço Azul, cujo sentido é levar à população uma mensagem de sensibilização sobre a problemática. Na Mealhada algumas empresas locais, como a Living Place – Animação Turística, e a Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA) já demonstraram apoio à campanha, dinamizada, no concelho, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Mealhada.
O desafio é chamar a atenção de todos para a necessidade de prevenir as várias formas de abuso a que as crianças e jovens podem ser sujeitas. Para cumprir essa meta, a CPCJ da Mealhada convida todos os empresários do concelho a colocar nos respetivos estabelecimentos um laço azul, durante o mês de abril, com o intuito de levar as pessoas a questionar-se sobre este problema e o desejo da sua irradicação.
Esta ação conta com 30 anos de existência e começou na Virgínia (EUA), pela mão de uma avó, cujo nome é Bonnie W. Finney, que amarrou uma fita azul à antena do carro para fazer com que as pessoas vissem e se questionassem sobre a razão de existir daquele gesto. Àqueles que a questionavam Bonnie W. Finney contou os episódios de maus-tratos infligidos à neta, assim como a história da morte do neto, que aconteceu devido a maus-tratos também.
Associando a imagem que tinha dos corpos violentados e das nódoas negras dos dois netos, Bonnie W. Finney escolheu a cor azul para esta campanha, por também a considerar uma “cor bonita”. Desta forma, o azul transformou-se para ela numa cor de alerta constante para a luta na proteção das crianças contra maus-tratos.
“A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ser eficaz no despertar das consciências da população relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos”, salienta a ACIBA em nota de imprensa.
Na Mealhada, para além das entidades empresariais, a Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL) e outros tantos edifícios institucionais também se associaram a esta causa, ostentando na fachada um laço azul gigante.
Imagem: Cartaz da Campanha Laço Azul
Autor: Jornal Frontal
