Cruz Peregrina percorre Unidade Pastoral de Cantanhede
A Cruz Peregrina Diocesana vai percorrer a Unidade Pastoral de Cantanhede entre os dias 04 de outubro e 09 de novembro.
A Cruz Peregrina Diocesana vai percorrer a Unidade Pastoral de Cantanhede entre os dias 04 de outubro e 09 de novembro. Durante estes dias o Serviço Local da Juventude de Cantanhede (SLJ) leva a cabo um extenso programa, que começa por celebrar o recomeço da catequese, culmina na instituição do Crisma a 81 pessoas e o recebimento do Batismo a uma senhora com cerca de 90 anos, em Cantanhede.
No dia 4 de outubro recomeça a catequese e para assinalar a data o SLJ tem preparada a procura da Cruz Peregrina Diocesana, que depois será construída pelas crianças e jovens para posterior peregrinação pela Unidade Pastoral de Cantanhede. Segue-se a celebração da Eucaristia, às 11h30, em Cantanhede, e de outra ao início da noite, pelas 21h.
Já no dia 5 de outubro Cantanhede celebra a Santa Missa pelas 11h30 e dia 12 é a vez de Portunhos, pelas 09h. Cadima acolhe no dia 17 de outubro a Cruz Peregrina Diocesana, onde, também, se começa a preparação para o Crisma dos cerca de 81 inscritos.
O encontro central com os jovens tem início no Centro Paroquial de Cantanhede, entre as 14h e as 18h, no dia 18 de outubro. Durante este período o tema em reflexão será “A Liberdade na Cruz”, a qual será concluída com uma Adoração Eucarística, a realizar na Capela de São Mateus. Na mesma data, Cadima celebra a Eucaristia pelas 19h30.
No dia 19 de outubro, pelas 12 horas, a Cruz Peregrina estará presente na Eucaristia, em Cadima, de onde sai a dia 24 de outubro, rumo à Tocha. Neste local, cabe ao Bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes, presidir à Vigília de Oração dos crismandos, pelas 21h.
De 25 a 26 de outubro a Cruz Peregrina fará da Tocha morada e marcará presença na Eucaristia as 18h e das 9h, respetivamente.
Novembro começará com a celebração da Santa Missa, na presença da Cruz Peregrina, às 10h30 na Sanguinheira. Seguidamente decorrerá uma atividade cujo foco são os jovens da paróquia e catequese locais.
A 09 de novembro, Outil abre as portas da Igreja Matriz para acolher a Cruz Peregrina Diocesana e celebrar a Eucaristia, quando o relógio marcar as 10h30.
O ponto alto desta jornada é a celebração do Sacramento do Crisma e recebimento do Batismo, por uma senhora com cerca de 90 anos, pelas 16h, no Pavilhão Marquês de Marialvas, em Cantanhede.
A Cruz Peregrina Diocesana testemunha, desta forma, vários momentos importantes para a comunidade cristã da Unidade Pastoral de Cantanhede, com o apoio do Serviço Local da Juventude, em estreita ligação com o Serviço Diocesano da Juventude.
Autor: Jornal Frontal
