Coral Magister da Mealhada canta as Janeiras a três concelhos
Anadia, Cantanhede e Mealhada. Estes foram os três concelhos onde o grupo Coral Magister da Mealhada cantou as Janeiras. Ao […]
Anadia, Cantanhede e Mealhada. Estes foram os três concelhos onde o grupo Coral Magister da Mealhada cantou as Janeiras. Ao todo foram cerca de 60 espaços, entre habitações e restaurantes, que contaram com a presença do grupo musical mealhadense.
As Janeiras são habitualmente cantadas na primeira semana de janeiro, até ao dia 6, data em que se celebra o Dia de Reis, religiosamente designado de Epifania. O Coral Magister da Mealhada cumpriu a tradição, que conserva há mais de 20 anos, e percorreu cerca de 10 habitações e alguns restaurantes em cada concelho.
No calendário das visitas, o grupo estabeleceu que os “hinos de louvor” a Jesus e de votos de um bom ano fossem cantados “três dias após o Natal e três dias após o ano novo”, tal como nos referiu Cesário Neto, dedicando dias específicos às freguesias e aos restaurantes.
Durante os dias planeados, os elementos do Coral Magister da Mealhada passaram por: Vilarinho do Bairro (Anadia); Antes, Mealhada, Pampilhosa e Ventosa do Bairro (Mealhada) e Sepins (Cantanhede).
Em cada visita o grupo foi recebendo oferendas que reverteram a favor do fundo financeiro do grupo e que servirão para financiar as atividades culturais que pretendem realizar, tal como nos esclareceu Cesário Neto.
Créditos Fotográficos: Pedro Calheiros
Autor: Jornal Frontal
