Terça-Feira, 30 de Setembro de 2025 às 12:37

Comemorações dos 215 anos da Batalha do Bussaco com protocolo para “revitalização do património”

Comemorações dos 215 anos da Batalha do Bussaco com protocolo para “revitalização do património”

Região

Comemorações dos 215 anos da Batalha do Bussaco com protocolo para “revitalização do património”

Os Municípios da Mealhada, de Mortágua e de Penacova e o Exército Português assinaram, no passado sábado, dia 27 de […]

Os Municípios da Mealhada, de Mortágua e de Penacova e o Exército Português assinaram, no passado sábado, dia 27 de setembro, um protocolo que visa dar corpo ao projeto Rota Mondego Bussaco – Itinerários Napoleónicos.
Este momento fez parte das cerimónias protocolares do Exército que, mais uma vez, evocaram, junto ao Obelisco, a Batalha do Bussaco, decisiva para travar as Invasões Napoleónicas
Segundo informa o comunicado enviado pela autarquia mealhadense, apoiado na ligação histórica da Batalha do Bussaco aos três municípios e ao Exército Português, o protocolo pressupõe a colaboração das quatro entidades para a revitalização de infraestruturas e locais de interesse relacionados com a temática da Batalha do Bussaco.
Este projeto tem como objetivo criar atratividade e valorizar o património histórico do território.
Estão já identificados, nos três municípios, locais passiveis de requalificação. Na Mealhada, serão o Museu Militar do Bussaco e áreas adjacentes, a Capela Nossa Sra. da Vitória, o Obelisco e Mural, as Portas de Sula e o Convento de Santa Cruz.
Já no Município de Mortágua estão elencadas intervenções nos Moinhos da Moura, de Sula e Meligioso.
Em Penacova, prevêem-se obras no Posto de Comando de Wellington, no Museu do Moinho e em Santo António do Cântaro.
O protocolo tem, no entanto, uma abrangência lata, desde a promoção de conferências, colóquios, estudos a ações educativas ou à intervenção e revitalização do património existente.
Para o general vice-chefe do Estado Maior do Exército, Paulo Maia Pereira, está criado “um espaço de cooperação para valorização do património e da história”, para que se possa criar “algo apelativo que vá ajudar a afirmar a região”, requalificar o legado da história”, fazendo a ligação entre “património, história, cultura e turismo”.
O acordo com o Exército Português surge numa altura que foi retomado, recentemente, por iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), o processo de classificação do Campo Militar do Bussaco, instrumento que permitirá proteger e valorizar o território onde foi travada a Batalha.

MealhadaMortáguaPenacova

Autor: Jornal Frontal

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.