Centro Escolar de Tamengos tem novas instalações
No passado dia 26 de março o Município de Anadia apresentou à comunidade escolar as novas instalações do Centro Escolar […]
No passado dia 26 de março o Município de Anadia apresentou à comunidade escolar as novas instalações do Centro Escolar de Tamengos. A obra de requalificação, avaliada em cerca de 400 mil euros, decorreu a par com a atividade letiva, desde o início deste ano, facto que levou Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, a deixar uma palavra de reconhecimento a “todos os agentes da comunidade escolar, nomeadamente aos pais, encarregados de educação e docentes, pela boa compreensão, tendo em conta alguns transtornos causados no decorrer da intervenção”.
Com a obra feita no edifício escolar, o município quis “preservar e remodelar o edifício principal”, tendo sido, inclusivamente, criado um novo edifício complementar, “de modo a dar cumprimento aos programas funcionais e legislação em vigor”, explica a edilidade. Para além disso, esta obra pretendeu dotar a infraestrutura escolar de um nível considerável de qualidade no que respeita à eficácia energética.
Em termos numéricos, o Centro Escolar de Tamengos é frequentado por 59 alunos, no 1º ciclo do ensino básico, e 12, no jardim-de-infância. Atendendo à necessidade de que haja comodidade e boas infraestruturas para desenvolver o trabalho com as crianças, a coordenadora do Centro Escolar e a representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação deixaram, no âmbito da cerimónia de apresentação das novas instalações escolares, uma palavra de agradecimento à Câmara Municipal de Anadia, “pela melhoria das condições de trabalho, tanto para alunos, como para docentes”.
Jorge Humberto, diretor do Agrupamento de Escola de Anadia, frisou que na intervenção realizada, a autarquia teve “em atenção as exigências curriculares para uma boa aprendizagem”, considerando ainda que o Parque Escolar de Anadia está mais renovado e dotado de melhores condições.
Óscar Ventura, presidente da União de Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro, também esteve presente na apresentação pública das novas instalações escolares, tendo-se mostrado satisfeito com a requalificação da escola.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, marcou igualmente presença no evento e referiu que a requalificação da escola teve como objetivo “dotar o edifício de melhores condições de conforto e de segurança, tornando-o, assim mais aprazível para as crianças e restante comunidade escolar”. A autarca destacou ainda a parceria estabelecida com a Junta de Freguesia e o Centro Social, durante o período em que decorreram as obras de requalificação, tendo deixado uma palavra de reconhecimento a “todos os agentes da comunidade escolar, nomeadamente aos pais, encarregados de educação e docentes, pela boa compreensão, tendo em conta alguns transtornos causados no decorrer da intervenção”.
Segundo refere a edilidade, além da requalificação do edifício escolar, o município investiu num conjunto de novas tecnologias que “permite aos alunos desenvolver as suas aptidões” tendo em vista a obtenção dos melhores resultados, no que à aprendizagem diz respeito.
Se por um lado a requalificação do Centro Escolar de Tamengos está concluída, a intervenção na Escola Básica de Mogofores prossegue, num investimento que custa aos cofres camarários 700 mil euros.
Fotografia: Apresentação à comunidade escolar das novas instalações do Centro Escolar de Tamengos
Autor: Jornal Frontal
