Cantanhede recebe a 4ª edição do curso de Enxertia de Pinheiro-manso
A 4 de maio Murtede (Cantanhede) volta a receber um curso sobre a “Enxertia de Pinheiro Manso”. Esta é a […]
A 4 de maio Murtede (Cantanhede) volta a receber um curso sobre a “Enxertia de Pinheiro Manso”. Esta é a quarta edição da ação de formação promovida pela Organização Florestal Atlantis – Associação de Desenvolvimento Florestal (OFA), que tem por objetivo divulgar técnicas que melhorem a produtividade dos povoamentos de Pinheiro-manso, em articulação com ferramentas de gestão adequadas.
Proprietários florestais e população interessada neste tema são o público-alvo deste curso, dinamizado pela OFA, entidade fixada em Cantanhede e que tem como finalidade “representar e integrar todos os intervenientes da Floresta, desde o proprietário privado até à Indústria, passando pelos centros de conhecimento e investigação e pelas entidades públicas com ação no domínio florestal”, segundo esclarecem em nota de imprensa.
Atendendo ao aumento da área de Pinheiro-Manso nesta região bairradina e ao crescente interesse dos respetivos proprietários em obter conhecimentos sobre a gestão desta espécie arbórea, a OFA entendeu por bem organizar, pelo quarto ano consecutivo, uma formação tendo em vista à preservação e proliferação de “uma das espécies mais rentáveis no contexto florestal nacional”.
“Esta espécie possui uma excelente capacidade de adaptação às condições do clima e do solo da região que combinado com a multiplicidade das suas utilizações, nomeadamente no que concerne à proteção do solo, à valorização de faixas de gestão de combustíveis no âmbito da defesa da floresta contra incêndios e à recuperação e valorização ambiental de estruturas florestais desfavorecidas, faz desta uma das espécies com maior potencial da região”, explica a OFA.
Com esta formação, realizada com o apoio da Junta de Freguesia de Murtede, a organização pretende “possibilitar, através da técnica de enxertia, o melhoramento do potencial produtivo e antecipar consideravelmente a produção de pinha, permitindo ao produtor florestal a antecipação das receitas”, esclarecem em nota de imprensa.
Os participantes vão ter uma formação com uma componente teórico-prática, que decorrerá entre as 09h00 e as 17h00, em Murtede. Para participar nesta iniciativa é necessária inscrição, que pode ser feita através dos contactos telefónicos 926 141 000 ou 231 094 319 e em alternativa através do endereço de correio eletrónico geral@ofatlantis.org.
Autor: Jornal Frontal
