Sexta-feira, 26 de Abril de 2019

Cantanhede, Mealhada e Penacova detêm 4 das 95 Empresas Gazela da Região Centro

Cantanhede, Mealhada e Penacova detêm 4 das 95 Empresas Gazela da Região Centro

Região

Cantanhede, Mealhada e Penacova detêm 4 das 95 Empresas Gazela da Região Centro

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) divulgou a listagem das 95 Empresas Gazela da Região Centro, […]

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) divulgou a listagem das 95 Empresas Gazela da Região Centro, referentes a 2018. Cantanhede, Mealhada e Penacova, são os municípios que detêm quatro das empresas selecionadas.

O distintivo Empresas Gazela visa distinguir as “empresas jovens que num curto período de tempo apresentem um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios”, começa por explicar a CCDRC em nota de imprensa.

Ao abrigo destes indicadores, foram divulgas 95 empresas de vários setores de atividade, que se diferenciaram das demais “pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco”, esclarece a mesma entidade.

Empresas são distinguidas pelo estímulo à economia e contributo decisivo “para a coesão e a competitividade da Região Centro”

Concretamente em Cantanhede foram selecionadas duas empresas: a Gum Chemical Solutions, S.A., especialista na conceção de resinosos e respetivos derivados, e a Recentradição Unipessoal Lda., dedicada ao comércio a retalho de carne e produtos à base de carne, em estabelecimentos especializados. Na Mealhada a seleção recaiu sobre a empresa Simetriaxial – Metalomecânica, Lda., focada em atividades de mecânica geral, e em Penacova sobre a Reninstal – Unipessoal, Lda., especializada em instalações elétricas.

Estas empresas, tal como as restantes 91, pertencem a “uma reduzida percentagem do universo” daquelas que se destacam pelo estímulo à economia e pelo contributo decisivo “para a coesão e a competitividade da Região Centro”, garante a CCDRC.

Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC, afirma que “compreender o dinamismo e o sucesso destas empresas é uma prioridade para a região Centro e um importante indicador para as políticas públicas. São exemplos destes que procuramos e queremos multiplicar, numa região em que parte da sua riqueza reside na diversidade”.

Para a dirigente da CCDRC, “no setor empresarial regional, a diversidade é notória quer em termos de atividades económicas, das mais tradicionais às mais inovadoras, quer na dimensão das suas empresas”.

Empresas Gazela 2018 aumentaram 16% face a 2017

Atendendo ao estudo feito pela referida entidade, que se repete de há sete anos a esta parte, constatou-se, nomeadamente, que houve um aumento de 16% em relação ao número de Empresas Gazela face a 2017, “passando de 82 para 95 empresas em 2018”.

Segundo o mesmo estudo, apurou-se que “estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos postos de trabalho, tendo triplicado as pessoas ao serviço entre 2014 e 2017, passando de 967 trabalhadores para 3.063 trabalhadores”.

Outro dos aspetos tidos em linha de conta para selecionar as 95 empresas, teve que ver com o aumento significativo do volume de negócios, que entre 2014 e 2017 cresceu 388%, “comprovando que mesmo em anos de maiores constrangimentos estas empresas conseguem continuar a expandir as suas atividades, pois faturaram 66 milhões de euros em 2014 e 324 milhões de euros em 2017”.

Em termos gerais, a CCRC refere que “cerca de metade (47% do total) das 95 Empresas Gazela apresentavam valores de exportações” e acrescenta que “o total de exportações destas empresas somava cerca de 83 milhões de euros, em 2017, o que representava, em termos médios, 26% do volume de negócios”.

Empresas Gazela 2018 triplicaram o número de trabalhadores entre 2014 e 2017

Estatisticamente, a entidade que desenvolveu o estudo faz igualmente menção ao facto de “um quarto destas empresas desenvolver as suas atividades nas indústrias transformadoras e, em conjunto com as atividades da construção (19%) e do comércio (17%), representando 61% das Empresas Gazela da região”.

A nível da distribuição geográfica, as empresas elencadas “estão bastante disseminadas pelo território, repartindo-se por 41 municípios da Região Centro, sendo os concelhos de Coimbra e Leiria os que têm um maior número, com oito Empresas Gazela cada, seguidos pelos municípios de Aveiro (sete), Torres Vedras e Viseu (com cinco, cada)”. A CCDRC acrescenta ainda que “com três Empresas Gazela encontram-se sete municípios: Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha, Estarreja, Ílhavo e Mangualde”.

De acordo com a CCDRC, 55% das Empresas Gazela 2018 foram constituídas em 2013 (31%) e em 2014 (24%); e 61% das empresas apuradas, candidatas no final de 2018 aos Sistemas de Incentivos do Portugal 2020, “estão já a ser apoiadas, num total de 32 projetos (27 dos quais no Centro 2020), que representam 17 milhões de euros de investimento e oito milhões de euros de incentivo”.

Concluído o estudo e anunciadas as Empresas Gazela 2018, Ana Abrunhosa anunciou que o reconhecimento à “resiliência e capacidade empreendedora dos nossos empresários” serão distinguidas oficialmente numa Gala, a realizar no dia 30 de abril, em Leiria.

 

Fotografia: Simetriaxial – Metalomecânica, Lda. (Mealhada)

Créditos Fotográficos: Página de internet da Simetriaxial – Metalomecânica, Lda.

Empresas

Autor: Jornal Frontal

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.