Sexta-feira, 08 de Março de 2019

Candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal foram prolongadas até 17 de março

Candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal foram prolongadas até 17 de março

Região

Candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal foram prolongadas até 17 de março

As candidaturas para a eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal foram prolongadas até à meia noite de 17 de […]

As candidaturas para a eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal foram prolongadas até à meia noite de 17 de março. De acordo com a Associação 7 Maravilhas, a causa da prorrogação do prazo deve-se ao “elevado número de candidaturas de todo o país que estão neste momento a ser submetidas na plataforma online”.

Lembramos que esta edição do concurso 7 Maravilhas permite, pela primeira vez, a submissão de 7 candidatos em apenas uma proposta. Os candidatos devem apresentar propostas inseridas nas seguintes categorias: Doces de Território, Bolo de Pastelaria, Doce de Colher e Doce à Fatia, Biscoitos e Bolos Secos, Doces Festivos, Doces de Fruta e Mel e Doces de Inovação.

Segundo avança a entidade organizadora, a grande aposta do concurso deste ano é a Inovação, ou seja, a promoção de produtos cuja confeção seja feita à base de produtos endógenos, incentivando ao empreendedorismo local. Para além disso, os critérios a ter em conta no momento de decidir quem serão os selecionados para passar às semifinais são: a tradição, a importância económica, social e cultural dos doces.

Posteriormente, os candidatos serão submetidos à votação por cada um dos 18 distritos e regiões autónomas. A promoção da votação e das regiões de onde são originários dos doces a concurso será feita em 20 programas de daytime, transmitidos em direto pela RTP1, nos meses de julho e agosto. “Haverá nesta fase 7 candidatos por distrito e regiões autónomas, num total de 140 doces candidatos, sendo que de cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais”, esclarece a Associação 7 Maravilhas em comunicado de imprensa.

Outra das grandes novidades desta edição é a existência de “um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas”, avança a organização.

Após serem encontrados os 28 pré-finalistas, estes serão divididos por duas semifinais, a realizar nos dias 24 e 31 de agosto, onde vão ser sujeitos à votação dos portugueses. A RTP1 irá emitir as duas fases através de um programa em horário nobre.

“Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados”, refere a organização. No mesmo momento, “os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces”.

Por fim, a Gala Finalíssima está agendada para o dia 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Nesta última etapa do concurso, dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.  

Nacional

Autor: Jornal Frontal

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.