Quarta-feira, 20 de Março de 2019

BTL assinala a 31ª edição com a visita de cerca 77.000 pessoas

BTL assinala a 31ª edição com a visita de cerca 77.000 pessoas

Região

BTL assinala a 31ª edição com a visita de cerca 77.000 pessoas

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorreu entre 13 e 17 de março na Feira Internacional de Lisboa (FIL), […]

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorreu entre 13 e 17 de março na Feira Internacional de Lisboa (FIL), que foi ponto de passagem para cerca de 77.000 visitantes. Os primeiros três dias foram dedicados em exclusivo ao mundo empresarial, do qual marcaram presença à volta de 39.000 empresários. Às 17h de 15 de março, as portas da FIL foram abertas ao público indiferenciado, registando-se 38.000 visitas gerais, segundo avança a BTL.

O evento inaugurado por António Costa, primeiro-ministro português, no passado dia 13 de março, concentrou na FIL 1.500 expositores, divididos por quatro grandes pavilhões. No pavilhão 1 estavam representados os destinos turísticos portugueses, no 2 estavam reunidas as associações e municípios nacionais, para além do espaço de restauração e animação turística, assim como a BTL Cultural, uma novidade desta edição, realizada em parceria com a Fundação Caloust Gulbenkian, com “o objetivo de dar espaço a todas as entidades culturais, desde museus, a espetáculos, mas também trazer oradores internacionais para que seja possível o networking entre eles”, explicou Fátima Vila Maior, diretora de área de feiras da FIL e responsável pela BTL, no âmbito da conferência de imprensa da apresentação da BTL 2019. As empresas de alojamento e equipamentos e serviços para hotelaria, assim como a BTL Lab, Meeting Industry e BTL Village estavam reunidas no pavilhão 3, e os destinos turísticos internacionais e transportes estavam no pavilhão 4.

Município da Mealhada foi um dos 1.500 expositores da 31ª edição da BTL

No pavilhão 2, junto à entrada e rodeado pelos Municípios de Viseu, Pampilhosa da Serra e Fundão, estava o da Mealhada. Durante os cinco dias de feira, o município bairradino teve ao dispor dos visitantes uma mesa interativa com informações sobre o concelho, um selfie point para fazer fotografias, nomeadamente, com a mascote do Município, a “Maravilhosa”, assim como um sorteio diário para divulgação da oferta turística e hoteleira do concelho.

Diariamente, os visitantes do stand da Mealhada foram convidados a preencher um cupão com nome, endereço de correio eletrónico, telefone e localidade, para se habilitarem a ganhar um de três prémios: 1º – uma noite no Grande Hotel do Luso, com acesso ao Acqua Sensations das Termas de Luso e entrada na Mata Nacional do Bussaco; 2º – uma estadia nas Casas do Bussaco e uma refeição 4 Maravilhas no restaurante “O Castiço”; 3º – uma noite no Bussaco Palace Hotel com pequeno-almoço em quarto superior.

Além do sorteio, todos os dias o Município da Mealhada promoveu os produtos 4 Maravilhas e os associados através de degustações, promoveu os vinhos e espumantes do concelho, assim como a água do Luso e as infusões da Mata do Bussaco por meio de provas, e presenteou os visitantes com as atuações das escolas de samba do concelho, merecendo especial destaque a do Grémio Recreativo e Escola de Samba Amigos da Tijuca que juntou na FIL cerca de 40 membros da escola, no dia 16 de março.

“As pessoas são “obrigadas” a olhar, porque sem dúvida nenhuma que o boneco é um chamariz”, José Dinis (Lisboa)

Com os momentos de degustação a fazer as delícias dos visitantes, houve quem atribuísse a curiosidade de visitar o stand da Mealhada à “Maravilhosa”, mascote do Município, “chamou-me a atenção pelo boneco em si e já tirei uma fotografia com ela”, disse-nos José Dinis, de Lisboa, que confessou não faltar a uma edição da BTL. O visitante lisboeta teceu rasgados elogios ao espaço mealhadense, considerando-o um espaço “muito bonito e apelativo. As pessoas são “obrigadas” a olhar, porque sem dúvida nenhuma que o boneco é um chamariz”. Por outro lado, Leonel Almeida, de Castelo Branco, confessou-nos que da Mealhada só tem memória do leitão. O beirão diz ter ficado curioso para conhecer a Mata Nacional do Bussaco, “estive a ver umas imagens da Mata do Bussaco e adorei”. Leonel Almeida destacou também o conhecimento que trouxe sobre a mata: “estive a conversar com uma menina que me deu uma explicação sobre a ortografia do Bussaco e gostei de saber que se escreve de duas maneiras diferentes e a respetiva razão”.

Presentes nesta edição da BTL estiveram também os stands do Turismo Centro de Portugal e da Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM-RC), nos quais também foi feita promoção do Município da Mealhada, nomeadamente com a apresentação e degustação dos produtos 4 Maravilhas e, no espaço da CIM-RC, concretamente no dia 15 de março, com representações teatrais alusivas à rainha Da. Amélia, pela Associação Aguarela de Memórias.

 

Fotografia: “Maravilhosa”, mascote do Município da Mealhada

BTL

Autor: Jornal Frontal

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.