Assembleia Municipal de Anadia aprova por maioria a prestação de contas de 2018
No passado dia 29 de abril a Assembleia Municipal de Anadia esteve reunida e aprovou por maioria a prestação de […]
No passado dia 29 de abril a Assembleia Municipal de Anadia esteve reunida e aprovou por maioria a prestação de contas referentes a 2018, bem como a apreciação da Certificação Legal das Contas de 2018.
Segundo avança a edilidade anadiense em nota de imprensa, “o relatório e contas do ano 2018 apresenta, à semelhança do ano transato, uma elevada taxa de execução orçamental alcançada, um excelente grau de execução das Grandes Opções do Plano (GOP) e uma diminuição do endividamento bancário. Acresce ainda o facto de que, a nível económico-financeiro, a Câmara Municipal de Anadia tem indicadores bastante sólidos e com tendência de crescimento ao longo dos últimos anos”.
De acordo com a mesma fonte, sabemos que a execução orçamental da receita do município de Anadia foi de 90,10%, e, por outro lado, a despesa foi de 82,02%. Além destes números, a autarquia avança que “no que respeita às GOP, a execução situou-se nos 74,32%”.
“Há ainda a registar a diminuição do endividamento bancário de 1,104 milhões de euros o que, por outro lado, aumenta a disponibilidade para o Município poder aceder a outros instrumentos financeiros de apoio ao investimento”, garante a autarquia anadiense em nota de imprensa.
Conforme se refere em nota à imprensa “a prestação de contas tem como saldo de gerência o montante de 1.97.109,03 euros, que irá reforçar as dotações e novas rubricas do orçamento de 2019, assumindo igualmente os respetivos compromissos plurianuais”.
Para além da aprovação da prestação de contas de 2018, a autarquia aprovou também, por maioria, “a aceitação das deliberações tomadas pelo Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, no passado dia 18 de março, sobre a transferência das competências previstas nos decretos-lei nº 21/2019 e 23/2019, de 29 de agosto”, segundo afirma edilidade. De recordar que o Conselho Intermunicipal deliberou assumir a transferência de competências na área da Educação e rejeitar a que se refere à área da Saúde.
Fotografia: Assembleia Municipal de Anadia de 29 de abril
Autor: Jornal Frontal
