“Arena Criativa”, o novo projeto da Associação Escoliadas
A Associação Escolíadas iniciou recentemente o projeto Arena Criativa, que vai envolver mais de 200 jovens entre os 12 e os 18 anos
A Associação Escolíadas iniciou recentemente o projeto Arena Criativa, que vai envolver mais de 200 jovens entre os 12 e os 18 anos, em quatro escolas da região. A iniciativa, que propõe trabalhar a criatividade e o espírito crítico através do método Creative Problem Solving, culminará com a apresentação de uma peça de teatro no final do segundo período.
As primeiras escolas a receber o projeto são as Escolas Profissionais da Mealhada e de Cantanhede e a Escola Secundária D. Dinis, em Coimbra. Durante as atividades, os estudantes vão ser desafiados a procurar soluções criativas para problemas concretos, num processo que junta metodologia pedagógica e experimentação artística.
Segundo o educador social André Sampaio, responsável pela implementação, o projeto tem um impacto direto no futuro dos participantes:
“As competências que se podem adquirir através deste projeto, tanto pelo método quanto pela pertença artística, são de elevado valor! Estes jovens irão entrar numa fase em que terão de tomar decisões, e este projeto cria e procura trabalhar nas camadas jovens o foco na tomada de decisão e trabalho em grupo e espírito crítico.”
Com o apoio do Portugal Inovação Social e do Centro 2030, o projeto está garantido até 2028 e pretende promover o acesso à cultura, à diversidade e ao bem-estar dos jovens, através da combinação entre o processo criativo e o processo artístico.
Autor: Jornal Frontal
