Ançã recebe sessão pública sobre Intervenções Urgentes de Regularização Fluvial
No próximo dia 4 de março, pelas 18h30, a sede da Junta de Freguesia de Ançã, recebe uma sessão pública […]
No próximo dia 4 de março, pelas 18h30, a sede da Junta de Freguesia de Ançã, recebe uma sessão pública sobre os procedimentos a seguir no âmbito da candidatura a “Intervenções Urgentes de Regularização Fluvial nas Áreas afetadas pelos Incêndios entre agosto e outubro de 2017”, e para a qual está prevista a realização de uma empreitada denominada de “Intervenções Urgentes de Regularização Fluvial”. Esta iniciativa está a ser promovida pela Câmara Municipal de Cantanhede e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
De acordo com a autarquia cantanhedense, “esta sessão é aberta à participação de todos os proprietários de prédios que tenham sido afetadas pelos incêndios que deflagraram entre os meses de agosto e outubro de 2017”. Em suma, o objetivo desta iniciativa “é informar os proprietários confinantes com linhas de água, das intervenções que vão ser realizadas no domínio hídrico (faixa de 20 metros) em rios e ribeiros integrados no projeto”, explica a edilidade cantanhedense.
“Os trabalhos preveem a limpeza e a reabilitação de cursos de água nas zonas do concelho afetadas pelos grandes incêndios de 2017, nomeadamente a Ribeira de Ançã e seus afluentes, e o afluente da Vala Real, junto à Fonte do Freixial, na Venda Nova”, esclarecem.
A intenção das intervenções que vão ser levadas a cabo pelo Município de Cantanhede resume-se à recuperação do património natural e fluvial devastado à passagem dos incêndios, sendo que, para isso, é necessária a manutenção e valorização das condições naturais.
Autor: Jornal Frontal
