Anadia aprova protocolo de geminação com município espanhol
A deliberação insere-se no âmbito da política de Geminações e Relações Internacionais
O Município de Anadia aprovou, em reunião de executivo, a proposta de celebração de um Protocolo de Geminação com o município espanhol de Villanueva de los Infantes. A deliberação insere-se no âmbito da política de Geminações e Relações Internacionais que o município tem vindo a desenvolver.
Pretende-se,segundo a Autarquia de Anadia, com esta nova geminação, reforçar a rede de cooperação internacional do Município, promovendo o intercâmbio cultural, educativo, turístico e económico entre os dois territórios, bem como a partilha de boas práticas em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável e a valorização do patrimônio local.
A presente parceria “visa igualmente fomentar projetos conjuntos, no âmbito da educação, juventude, cultura, enoturismo, promoção territorial e inovação rural, criando oportunidades de colaboração entre associações, escolas, instituições culturais, agentes turísticos e empresas locais”, afirma a mesma fonte.
Villanueva de los Infantes é um município da província de Ciudad Real, na comunidade autônoma de Castela-Mancha, Espanha, possuindo um importante patrimônio histórico, cultural e arquitetônico. A cooperação entre ambos os municípios, poderá contribuir para a valorização conjunta das respetivas tradições culturais, gastronómicas e vínicas, reforçando a atratividade turística e cultural dos territórios.
Importa ainda destacar que uma comitiva do município espanhol, liderada pela sua presidente, Carmen María Montalban Martínez, visitou o concelho de Anadia no passado mês de março. Mais recentemente, o presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, acompanhado pelo vereador Jorge Almeida, deslocou-se a Villanueva de los Infantes para participar nas celebrações da cidade. A mesma fonte recorda que Anadia tem geminações com Municípios de Cabo Verde, Letónia, França e Iraque.
Autor: Jornal Frontal
