Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019

350 anos do primeiro retrato da Mealhada são celebrados com programa cultural

350 anos do primeiro retrato da Mealhada são celebrados com programa cultural

Região

350 anos do primeiro retrato da Mealhada são celebrados com programa cultural

De 23 de fevereiro a 31 de março a Câmara Municipal da Mealhada propõe um programa cultural em honra dos […]

De 23 de fevereiro a 31 de março a Câmara Municipal da Mealhada propõe um programa cultural em honra dos 350 anos da primeira gravura representativa da Mealhada. Conforme avança a autarquia, haverá lugar para uma exposição e uma palestra, estando também prevista a conceção de um novo retrato da cidade, à luz do século XXI, pelas mãos dos Urban Sketchers.

Segundo a autarquia mealhadense, data de 1669 o primeiro registo gráfico da cidade. Tudo terá começado com a passagem da comitiva de Cosme III de Médicis, a 24 de fevereiro desse ano, pela Mealhada. Vinham de Lisboa com destino a Santiago de Compostela, de acordo com documentos históricos, e Lorenzo Magalotti, secretário de Cosme III e responsável pelo diário de bordo da viagem, escreveu “foi-se almoçar à Mealhada, burgo de 50 casas”, segundo atesta a autarquia. Se a confirmação da passagem pela cidade foi dada por Magalotti, é a Pier Mari Baldi, ilustrador da corte do Grão-Duque, que se deve o desenho da panorâmica do lugar, que se transformou na primeira ilustração da sede do município.

Factos que vão ser assinalados a partir de um conjunto de atividades promovidas pela Câmara Municipal da Mealhada. A primeira decorre no próximo dia 24 de fevereiro e é da responsabilidade dos Urban Sketchers, que veem retratar a Mealhada novamente, colocando-se na pele de Baldi para desenharem a Mealhada do século XXI. De acordo com a autarquia, os Urban Sketchers “são um coletivo de autores que desenham as cidades ondem vivem e os locais por onde viajam, sendo, neste momento, mais de 120 mil no mundo. Encontram-se regularmente para desenhar em grupo e estão associados em países de todo o mundo”.

A partir de dia 22 de fevereiro e até ao fim do mês de março, a Biblioteca Municipal da Mealhada é o local onde pode ser visitada a exposição “Mealhada 016. Metamorphosis da imagem urbana”. Esta é uma mostra coletiva, coordenada pela fotógrafa profissional Cristina Casotto, “que explora as mudanças urbanas e arquitetónicas da cidade da Mealhada através da utilização de fotografias de várias épocas como meio de estudo”.

No dia 27 de fevereiro decorrerá, a partir das 14h30, a palestra “Mealhada: 350 anos de imagens”. Na mesa de oradores vão estar sentados Branquinho de Carvalho, investigador, detentor do maior espólio privado de imagens da Mealhada, António Breda de Carvalho, escritor e autor da monografia “Mealhada; a escrita do tempo”, e Nuno Castela Canilho, vereador da cultura. Inserido nesta iniciativa, está previsto o lançamento do catálogo de acesso público on-line do Arquivo Municipal da Mealhada, onde vão estar disponíveis ao público as fotografias do fundo doado ao arquivo por José Branquinho de Carvalho.

Mealhada

Autor: Jornal Frontal

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.