Sexta-feira, 03 de Maio de 2019

As dúvidas da fé não impedem uma vida de fé

As dúvidas da fé não impedem uma vida de fé

Opinião

As dúvidas da fé não impedem uma vida de fé

Não é fácil de perceber à primeira, mas a fé é geradora de alegria no coração dos que a vivem! […]

Não é fácil de perceber à primeira, mas a fé é geradora de alegria no coração dos que a vivem! Sim! Esse extraordinário e maravilhoso dom que nos leva a permanentemente dar uma resposta livre às propostas de felicidade que Deus amorosamente nos vai colocando, gera alegria na pessoa!

Com efeito, no coração de cada pessoa, está inscrito o desejo de Deus e Deus não Se cansa de nos atrair para Si, pela fé. E se Ele nos deu o dom da fé, também acendeu em nós a luz da razão. Fé e razão não se contradizem nem se opõem, ambas têm origem na mesma fonte e nos conduzem para a Verdade plena. Mais: a fé não vai contra a liberdade humana, nem contra a inteligência humana, nem contra a dignidade humana, nem contra a ciência… A fé dá sentido à vida!

A fé cuja vivência não pode limitar-se a não fazer mal a ninguém; muito menos se pode resumir a um conjunto de devoções, ritos e crenças que pouco ou nada significam para a vida de todos os dias! Ela implica fazer «o bem sem olhar a quem», de forma gratuita, onde a ternura se harmoniza com a humildade de quem serve, tal como próprio Jesus fez. A Páscoa traz-nos este desafio de viver, com exigência e responsabilidade, a nossa fé.

Mas sendo a Páscoa a festa por excelência dos cristãos, é também importante avaliar constantemente a estrutura do nosso crer, a intensidade e as motivações que nos levam à sua vivência. Pode haver desvios a fazer caminhar inutilmente. Muitas vezes, na força da fraqueza humana e na superficialidade do crer, gera-se a secura que abre fendas no coração, o vazio perturbador e angustiante, o deserto interior sem alegria nem paz.

É por isso que não podemos crescer na fé sem a comunidade cristã, sem a Igreja. É na comunidade que nascemos para a fé, alimentamos a fé, crescemos na fé, celebramos a fé, fortalecemos a fé, testemunhamos e saímos para anunciar a fé com alegria e esperança. A vivência da fé em comunidade sociabiliza, gera família, ampara, provoca entusiasmo, compromete no bem, ajuda-nos a caminhar.

Gianfranco Ravasi escreveu que há quem reduza a fé “a um apagado estandarte popular, que se leva em procissões folclóricas, consolação dócil no meio das dificuldades da vida”; que há “uma gama diversificada de tonalidades de fé que nos pode deixar perturbados e até tentados ao relativismo ou ao sincretismo”. Já o Papa Paulo VI afirmava: “Não falta sequer quem confunda a fé com as próprias experiências espirituais. Estas pessoas, ao falarem consigo mesmas, interiormente, julgam que a fé que possuem lhes é suficiente, e sentem-se satisfeitos com esta consciência que eles próprios elaboraram, até mesmo quando essa consciência permanece muda, perante os supremos problemas do destino humano e dos mistérios do mundo, procurando com magnanimidade uma resignação estoica ou angustiada. Há outras pessoas que, não querendo afastar-se completamente da religião cristã, aplicam à fé um critério seletivo. Contentam-se com uma fé elaborada segundo as exigências da própria mente…” (Paulo VI, 8-4-1970).

Para os cristãos, ter fé é crer em Deus e inseparavelmente n’Aquele que Ele enviou, isto é, é crer no Seu Filho Jesus Cristo que revelou o amor de Deus por cada pessoa, deu a Sua vida, a Sua graça, enviou o Seu Espírito para que também todos acreditem e se sintam fortes e firmes na fé para ir e anunciar o Seu Reino, um Reino de justiça e de liberdade, de amor e de paz. No entanto, quem acreditou e aderiu, livre e conscientemente, à proposta do Senhor, tem o desejo de conhecer cada vez mais Aquele em quem acreditou e de compreender melhor o que Ele revelou. Tarefa nem sempre fácil. Surgem dúvidas e curiosidades, fazemos perguntas e é bom que as façamos. As dúvidas e as perguntas fazem parte do crescimento, também da fé, ajudam a esclarecer, a ultrapassar dificuldades e preconceitos, a deixar cair tantas razões sem razão que julgam a fé impossível.

Dúvidas

Autor: Jornal Frontal

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.