Entrada de água em navio-hotel mobiliza meios de socorro no Douro
Tendo sido os 95 passageiros e tripulantes não marítimos desembarcados em segurança
Um navio-hotel, com 100 pessoas a bordo, “sofreu” ontem, dia 26 de março, “uma entrada de água a bordo, após alegadamente ter sofrido um rombo no casco, enquanto navegava na Via Navegável do Douro, na zona da Foz do Tua, desconhecendo-se as causas que estão na origem da ocorrência”, descreve a Autoridade Marítima Nacional.
Na sequência de um alerta recebido pelas 12h15, foram empenhados elementos da Delegação Marítima da Régua, do Comando Local da Polícia Marítima do Douro e dos Bombeiros Voluntários de Pinhão. “À chegada, constatou-se que o navio acabou por atracar no cais do Pinhão, sem registo de feridos, tendo os 95 passageiros e tripulantes não marítimos sido desembarcados em segurança”, descreve a mesma fonte.
No local, após terem sido realizados trabalhos de esgotamento da água do navio, uma equipa de mergulho identificou um rombo no casco e procedeu, posteriormente, ao tamponamento do mesmo. A Autoridade Marítima Nacional encontra-se a realizar nova inspeção ao navio-hotel, a fim de garantir condições de segurança para o navio seguir para o estaleiro, onde será reparado.
Durante o dia de hoje, está prevista a recolha de provas do leito do rio, por elementos do Grupo de Mergulho Forense e Operações Subaquáticas da Polícia Marítima (GMF-OPS), no âmbito do inquérito de sinistro marítimo em curso. O mestre foi notificado para a necessidade de apresentar um relatório de mar acerca do incidente. O Comando Local da Polícia Marítima do Douro, através do posto da Régua, tomou conta da ocorrência.
Autor: Jornal Frontal
