Sexta-feira, 29 de Março de 2019

Biblioteca Municipal da Mealhada faz reviver crise académica de 1969 através de uma exposição

Biblioteca Municipal da Mealhada faz reviver crise académica de 1969 através de uma exposição

Cultura

Biblioteca Municipal da Mealhada faz reviver crise académica de 1969 através de uma exposição

Começou a 17 de abril de 1969 a crise académica que figurará, durante todo o mês, em exposição na Biblioteca […]

Começou a 17 de abril de 1969 a crise académica que figurará, durante todo o mês, em exposição na Biblioteca Municipal da Mealhada. Entre documentos e registos fotográficos os visitantes são transportados para o clima de protesto que se instalou à altura, a propósito da impossibilidade do, então, presidente da Associação Académica de Coimbra, Alberto Martins, usar da palavra depois de a ter pedido, no âmbito da inauguração do edifício hoje conhecido como Faculdade das Matemáticas, pertencente à Universidade de Coimbra.

Revisitando a história, as fotografias mostram largas centenas de estudantes a preencher as ruas envergando faixas que pedem melhor ensino e menos atos políticos, menos guerra e repressão.

À altura, a greve e o boicote dos alunos aos exames rendeu-lhes o cárcere e a mobilização para a Guerra do Ultramar, tudo porque levaram a luta pela reintegração de professores e pela democratização do ensino superior até à sala onde decorria a inauguração do edifício das Matemáticas.

Entretanto, o Ministro da Educação e o reitor da Universidade de Coimbra, daquela época, acabaram por se demitir, mas esta crise marcou para sempre a história da academia, pela prisão de vários dirigentes académicos, pela ocupação de Coimbra por forças militares e policiais e, por fim, pela obrigatoriedade de vários estudantes integrarem as forças armadas que combateram na Guerra do Ultramar.

Exposta na Biblioteca Municipal da Mealhada, onde a entrada é livre, esta é a história que pode reviver até ao dia 30 de abril. Para mais informações sobre esta mostra, a autarquia recomenda o contacto através do endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-mealhada.pt ou do número de telefone 231 201 681.

Mealhada

Autor: Jornal Frontal

Find A Doctor

Give us a call or fill in the form below and we will contact you. We endeavor to answer all inquiries within 24 hours on business days.