Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Folk Cantanhede promove encontro de culturas até domingo


quarta, 10 julho 2019

Começou no passado sábado e só termina no próximo domingo (dia 14) o Folk Cantanhede – Semana Internacional de Folclore que se apresenta como “um encontro de culturas de todo o mundo, onde o folclore e a identidade cultural são promovidos como importantes fatores de valorização humana e equilíbrio social”. Esta é uma iniciativa organizada pelo Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, que promove “valores primordiais da vida, como a paz e a alegria entre os povos, num ambiente fraterno que não distingue raças, ideologias e religiões”. O evento, que conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Cantanhede, está certificado pelo Comité Internacional de Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais. Esta conquista, alcançada em 2008, permite projetar a cidade de Cantanhede no país e no mundo.

O Folk Cantanhede leva diferentes culturas às 19 freguesias do município através de espetáculos partilhados com associações locais e proporciona momentos de animação em instituições sociais do concelho. O programa inclui também espetáculos em localidades limítrofes. Este ano, pela primeira vez, o Folk chega também à Mealhada: esta quinta-feira (dia 11 de julho), o Cineteatro Municipal Messias será palco do espetáculo “Culturas do Mundo no Centro de Portugal”, protagonizado por grupos do México, de Espanha e da Polónia.  

Esta Semana Internacional de Folclore, que tem vindo a crescer de ano para ano, nasceu em 2006 e já vai na 14.ª edição. Este ano trouxe a Portugal grupos do Brasil, da Geórgia, de Espanha, da Polónia, do México, da Sérvia, da Costa Rica, do Panamá e da Colômbia. O programa do evento pode ser consultado em www.folkcantanhede.com.