Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“A Universidade Sénior da Mealhada é para todos”


quarta, 26 junho 2019

“Ainda há quem pense que a Universidade Sénior da Mealhada não é para todos. Mas é. Aceitamos ricos e pobres, pessoas com ou sem escolaridade, gente do concelho e de fora. A única condição exigida aos alunos é ter, no mínimo, 50 anos de idade”, explica Conceição Costa, presidente da direção da CADES, associação que gere a academia. “A palavra ‘universidade’ assusta: as pessoas acham que quem vem para cá tem que ter um nível de vida superior, estudar muito, ser culto, etc. Todas estas ideias estão erradas. Na Universidade Sénior há alunos com o doutoramento e alunos analfabetos, o valor que se paga é reduzido, as aulas são muito interessantes e os alunos só frequentam as disciplinas que escolhem. Aqui ninguém reprova e todos têm direito a diploma”. Conceição Costa sabe bem do que fala porque é aluna da instituição há sete anos. “Aqui os alunos sentem-se em casa: o ambiente é bom e há muita solidariedade e partilha entre colegas”.

A Universidade Sénior da Mealhada foi inaugurada em 2012. É constituída por três polos, situados na Mealhada, no Luso e na Pampilhosa. Em média, conta com cerca de 100 alunos – maioritariamente mulheres – e duas dezenas de professores, assalariados e voluntários. Alguns são simultaneamente alunos e professores. “Mas temos capacidade para acolher ainda mais pessoas, do concelho e de fora”, completa Conceição Costa, acrescentando a importância de professores em regime de voluntariado e do “apoio fundamental” da Câmara Municipal da Mealhada e de outras entidades do concelho.

“Não existem duas universidades seniores iguais”

O ano letivo 2018/2019 terminou este mês. O próximo, que começa em outubro, já está a ser preparado pelas coordenadoras Patrícia Santos, Patrícia Figueiredo e Catarina Santos. O programa curricular adapta-se aos alunos e vai variando de ano para ano. No entanto – destaca Conceição Costa – “as disciplinas mais práticas, como Ginástica, Hidroginástica, Vitalmente – Estimulação Cognitiva, Teatro & Expressão Dramática, têm mais alunos”. A lista de disciplinas inclui ainda aulas de Informática, Pintura, Culinária, Corte & Costura, Yoga, História de Portugal e Inglês, entre outras. “Não existem duas universidades seniores iguais, porque cada uma se adapta aos reais interesses da comunidade onde está inserida”, diz a responsável. Além das aulas, que funcionam em várias salas do concelho e, por vezes, ao ar livre, de segunda a sexta-feira, em horário laboral, os alunos contam também com workshops, convívios, palestras e visitas de estudo. Há ainda uma tuna e um grupo de teatro que fazem atuações dentro e fora da academia. A Tuna da Universidade Sénior, por exemplo, fez parte do programa musical da Festame – Feira do Município da Mealhada. Relativamente ao valor a pagar para frequentar a universidade, Conceição Costa garante que é acessível: “este ano, um aluno inscrito em três disciplinas pagou 16 euros por mês”. Para casais há ainda um desconto adicional. As matrículas para o próximo ano letivo podem ser feitas em setembro.