Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Radiolândia “conversa” com Nuno Matos e Alexandre Afonso


tags: Região Categorias: Região, Cultura quarta, 26 junho 2019

A Radiolândia – Museu do Rádio, localizada em Bustos, acolhe sexta-feira (dia 28), às 21h30, a quarta edição do projeto "Conversas da Rádio". Desta vez, o evento conta com a presença dos relatadores desportivos Nuno Matos e Alexandre Afonso. Nesta “conversa”, moderada pelo jornalista bairradino João Paulo Teles, os radialistas da Antena 1 vão partilhar histórias da sua carreira. O relato do jogo de 10 de julho de 2016, em que a Seleção Nacional se sagrou Campeã Europeia de Futebol, será um dos temas.

A iniciativa “Conversas da Rádio”, com entrada gratuita, promovida pelo Município de Oliveira do Bairro, já levou à Radiolândia António Sala, Ruy de Carvalho, João Ricardo Pateiro, Paulino Coelho, João Janes e Teófilo Fernando. O projeto visa captar novos públicos para a Rede de Museus de Oliveira do Bairro, através da realização periódica de sessões de conversas informais com algumas das figuras mais importantes da rádio, oferecendo ao público memórias contadas na primeira pessoa.

O Museu do Rádio foi inaugurado em 2017. É um espaço que guarda um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem. O museu tem como base a coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do século XX, num acervo que engloba também outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores. Trata-se de um espólio único, reconhecido a nível internacional. O espaço herdou o nome Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios de Manuel Silva. Assim se perpetua a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro e que contribuiu para o desenvolvimento de Bustos.