Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

ExpoBairrada mostra o “melhor” da região


tags: Bairrada Categorias: Região quarta, 26 junho 2019

O Espaço Inovação volta a receber a ExpoBairrada. A feira industrial, comercial e agrícola, organizada pelo Município de Oliveira do Bairro, pretende “dar a conhecer o que de melhor se faz no coração da Bairrada”, de 3 a 7 de julho. Os bilhetes de entrada no recinto custam um euro por dia.

O recinto da ExpoBairrada dispõe de três palcos. Por eles vão passar artistas de renome nacional e internacional, como Agir, Carolina Deslandes, Rui Veloso, Ana Moura e o rapper ProfJam, mas também músicos e grupos do concelho, como a TUNISOB, o Rancho Folclórico São Simão de Mamarrosa e a União Filarmónica do Troviscal que, no último dia da feira, a partir das 21h30, partilha o palco com os Quinta do Bill. As noites prolongam-se com DJs. Sara Santini, Wilson Honrado e Fernando Alvim são alguns dos nomes que compõem o cartaz.

O Espaço Inovação vai acolher 164 expositores. A organização destaca a Tenda de Espumantes e 15 espaços de restauração, explorados por associações do concelho.

A ExpoBairrada é um evento ambientalmente responsável, detentor do “Sê-lo Verde 2019”, um programa que garante financiamento para a implementação de medidas de valorização e promoção da responsabilidade ambiental. Neste certame, entre outras medidas, vão utilizar-se copos reutilizáveis, em vez de copos de plástico descartáveis; aos fumadores, vão oferecer-se cinzeiros portáteis; os cinzeiros espalhados pelo recinto, por estarem elevados do chão, não vão contaminar o solo e os recursos hídricos da área; os visitantes vão ter à disposição bebedouros de água potável, da rede pública, para consumo.

Esta feira de Oliveira do Bairro é também um EcoEvento, através da parceria estabelecida entre o município e a ERSUC, empresa que vai oferecer aos expositores sacos para a recolha seletiva de resíduos recicláveis. No final do evento, o peso da totalidade dos resíduos recolhidos reverte-se em valor monetário, que depois será entregue a uma instituição de solidariedade social do concelho. Também durante todo o evento, serão realizadas campanhas de sensibilização ambiental para a adoção de comportamentos amigos do ambiente, no stand “ECOliveira”.