Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Secundária da Mealhada é uma das escolas finalistas das Escolíadas 2019


tags: Escolíadas, Polo III, Semifinal Categorias: Região terça, 21 maio 2019

Entre 17 e 19 de maio a Casa da Cultura de Ílhavo abriu as portas ao talento de mais de 650 alunos, nove escolas e cerca de 1500 espectadores. Em palco foram desvendadas as escolas, integradas no grupo do distrito de Aveiro (Polo III), que seguem para a final do respetivo polo escolar, no âmbito da 30.ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza.

Jovens do ensino secundário e profissional foram as estrelas a concurso que, focadas nos mais variados temas, apresentaram vários espetáculos de teatro, música, dança, artes plásticas e claques.

A Escola Secundária de Oliveira do Bairro revisitou os “loucos anos 20” e o Agrupamento de Escolas de Mira os “anos 80”. Focados numa cidade em construção os alunos do Agrupamento de Escolas José Estêvão subiram ao palco com as respetivas performances e os jovens do Agrupamento de Escolas Mário Sacramento centraram as atuações na “Arte Urbana”. Os alunos do Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré “andaram às voltas com a noção de “equilíbrio” e os do Colégio do Calvão “falaram com os “Demónios”. Quanto aos jovens da Secundária de Vagos, estes expuseram a “manipulação”, os da Secundária da Mealhada esmiuçaram o tema “imprevistos” e, por fim, o Colégio de Albergaria mostrou o “Vazio”.

Segundo revela a Escolíadas - Associação Recreativa Cultural, “os estabelecimentos de ensino mais pontuados foram o Colégio de Albergaria (230 pontos), a Secundária da Mealhada (215 pontos) e o Agrupamento de Escolas de Mira (213 pontos)”. Assim sendo, estes são os três estabelecimentos de ensino apurados para a final do Polo III que acontece no dia 26 de maio, pelas 17h00, no Teatro Aveirense em Aveiro.

Relativamente à pontuação obtida pelas restantes escolas em competição no Polo III, a associação responsável pela organização do evento artístico avança que o Agrupamento de Escolas de Mira teve 213 pontos, o Agrupamento de Escolas de Vagos e o Agrupamento de Escolas José Estêvão tiveram 209, o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré e o Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento 202, o Colégio de Calvão 199 e a Secundária de Oliveira do Bairro teve 194.

Conforme a organização do evento, antes da final do Polo III, o Teatro Aveirense vai receber na próxima sexta-feira, pelas 21h30, a final do Polo I, onde estão inseridas as escolas do distrito de Coimbra. De seguida, no sábado, pelas 21h30, o Polo II, a que pertencem as escolas do distrito de Viseu, sobe ao palco para apurar as respetivas finalistas.

“Os vencedores de cada uma das finais vão voltar a mostrar o seu talento na finalíssima do festival artístico, no dia 31 de maio, pelas 21h30, no Multiusos de Viseu”, segundo afirma a Escolíadas - Associação Recreativa Cultural.

 

Fotografia: Semifinal do Polo III nas Escolíadas Glicínias Plaza 2019