Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“Revolução de Abril” coloca em debate seniores e jovens anadienses


quinta, 25 abril 2019

Hoje celebram-se os 45 anos da “Revolução de Abril”. As comemorações, no Município de Anadia, tiveram início no passado dia 23, mas prosseguem hoje e amanhã, com uma sessão solene da Assembleia Municipal, o hastear das bandeiras, o canto do Hino Nacional, uma largada de pombos e uma palestra, intitulada “O 25 de abril e a democracia em Portugal”, respetivamente.

No passado dia 23 de abril o Cineteatro Anadia abriu as portas aos alunos das escolas Básica e Secundária de Anadia e de Vilarinho do Bairro e ainda do Colégio de Nossa Senhora da Assunção de Famalicão, bem como aos seniores de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Anadia, para participar num debate, cujo tema foi “O 25 de abril vivido pelos seniores e questionado pelos jovens”.

O referido debate teve início com o visionamento de um documentário – “Como era Portugal antes do 25 de abril”. Posteriormente, alguns membros da Universidade Sénior da Curia e de algumas IPSS do concelho apresentaram o respetivo testemunho sobre o que aconteceu naqueles dias de revolução e o que mudou nas suas vidas.

Jennifer Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Anadia, esteve presente nesta primeira iniciativa celebrativa dos 45 anos da “Revolução dos Cravos”, onde agradeceu a presença de todos e em especial àqueles que apresentaram o respetivo testemunho.

João Nina foi o responsável por encerrar, com um momento musical, esta primeira atividade.

Na mesma data, a Biblioteca Municipal de Anadia assistiu à inauguração da exposição “Uma Revolução em Marcha”, pertença do Centro de Documentação 25 de abril, e que estará patente ao público até ao próximo dia 4 de maio.

Pelas 9h45 de hoje, a Praça do Município, em Anadia, acolherá a sessão solene da Assembleia Municipal de Anadia. O programa prevê que em primeiro lugar seja feita a receção às entidades e convidados, dando-se lugar aos cumprimentos à Guarda de Honra dez minutos depois. A cerimónia do hastear das bandeiras, do canto do Hino Nacional e a largada de pombos estão previstas para as 09h35, seguindo-se, de acordo com a autarquia, às 09h45, uma sessão solene do órgão deliberativo do Município de Anadia.

Em simultâneo, mais concretamente, pelas 09h45, também terá início o evento “Na Rota do Poder Local”. Este evento consiste num passeio que reunirá veículos de duas rodas (bicicletas, ciclomotores e motociclos), automóveis e “jipes”. De acordo com a edilidade, “a concentração tem lugar no Vale Santo, seguindo-se depois um pequeno périplo pelas 10 freguesias e uniões de freguesia de Anadia, rumo ao Mercado de Vilarinho do Bairro, onde, a partir das 13h30, terá lugar um convívio popular”.

Atuações musicais e uma palestra são proposta para os próximos dias de celebração

Amanhã o Cineteatro de Anadia volta a ser o local escolhido para a realização de mais uma iniciativa comemorativa dos 45 anos do Dia da Liberdade. A partir das 21h30, Jorge Lacão, deputado do PS e vice-presidente da Assembleia da República, Albino Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia e presidente da Associação Nacional das Assembleias Municipais (ANAM), e José Manuel Pavão, ex-presidente da Assembleia Municipal de Mirandela e presidente fundador da ANAM, vão falar sobre “O 25 de abril e a democracia em Portugal”.

No dia 27 de abril, no mesmo local e à mesma hora, decorre o Festival Sentir Anadia, que abrirá com o espetáculo “JAM – Especial Zeca Afonso”. Segundo avança a autarquia em nota de imprensa, “neste concerto, organizado pelo Club de Ancas e a Associação Cultural e Recreativa Cerca – S. Pedro, participam o grupo InCantus – Tocares e Cantares da Freguesia de Avelãs de Cima, Rob’s Angls, Four2one e The Founders, que são convidados a interpretar, para além do seu repertório, temas de Zeca Afonso”. Ainda de acordo com a edilidade, o espetáculo contará também com a participação especial da Viti Students Band”.

A encerrar o programa de celebrações no Cineteatro Anadia, decorrerá um concerto de Vitorino e o duo Cordis no próximo dia 30 de abril, pelas 21h30. Conforme avança a autarquia, os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos no Cineteatro Anadia às sextas-feiras e sábados, entre as 20h00 e as 23h00, ou, em alternativa, através da bilheteira online – BOL (www.bol.pt), nos CTT, na FNAC, Worten e noutros postos BOL. O bilhete tem o custo de oito euros, sobre o qual será feito um desconto de 50% aos portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior.

 

Fotografia: Plateia do debate “O 25 de abril vivido pelos seniores e questionado pelos jovens”, realizado a 23 de abril, no Cineteatro Anadia