Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Primeiro microcomputador a cores é tema de tertúlia e exposição em Cantanhede


quarta, 24 abril 2019

Concebido por Clive Sinclair, em 1982, o ZX Spectrum é o primeiro microcomputador a cores existente em todo o mundo. Esta invenção comemora o 37º aniversário, que vai ser assinalado no Município de Cantanhede através de uma tertúlia, a realizar a 27 de abril, às 15h, no auditório do Museu da Pedra, e da apresentação de uma exposição, intitulada LOAD””, patente ao público no mesmo espaço museológico.

António Dias Figueiredo, professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, cofundador do Instituto Pedro Nunes, proponente do Projeto MINERVA (informática nas escolas dos anos 80) e membro da equipa do computador pessoal Português ENER1000, é um dos participantes confirmados na tertúlia do próximo sábado. Para além do professor catedrático, fará parte do evento André Luna Leão, fundador do blog Planeta Sinclair, e João Diogo Ramos, engenheiro informático natural de Cantanhede, promotor da iniciativa e curador da exposição LOAD””. Gonçalo Quadros, fundador e CEO da Critical Software também intervirá na tertúlia, porém sob a forma de entrevista gravada para o efeito.

Do encontro “de entusiastas do mítico computador dos primórdios da generalização da informática para uso pessoal”, tal como descreve a edilidade cantanhedense em nota de imprensa, fará parte a inauguração da exposição LOAD””.

Esta mostra, segundo avança a autarquia, “está estruturada com base na coleção Geração Spectrum, que tem sido apresentada em fóruns e eventos da área a nível nacional e internacional” e “é constituída por cerca de 100 computadores Spectrum de países como Inglaterra, Portugal, EUA, Espanha, França, Polónia, Egipto, Argentina ou Brasil e inclui inúmeros periféricos (sistemas disquetes, gravadores cassetes, sistemas cartuchos, impressoras, modems, joysticks, ratos, canetas óticas, monitores, cassetes, cartuchos, discos vinil ou teclados externos), manuais, livros e revistas de época”.

Nesta coleção pode também ser encontrada a história das empresas de Sir Clive Sinclair, criador do ZX Spectrum, assim como todos os veículos elétricos, aparelhos de medida, calculadoras, relógios, TVs de bolso e rádios/aparelhos áudio.

João Diogo Ramos, engenheiro informático colaborador do Grupo Critical Software há 17 anos, atualmente CEO de uma das empresas do grupo, cofundador de outras empresas, projetos e associações ligadas ao empreendedorismo tecnológico, é o proprietário da coleção Geração Spectrum, que serve de base à exposição LOAD””.

 

Fotografia: Microcumputador ZX80