Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

45º Aniversário da “Revolução de Abril” é celebrado de 23 de abril a 4 de maio em Anadia


sábado, 13 abril 2019

A “Revolução de Abril” aconteceu há 45 anos e para assinalar a efeméride o Município de Anadia apresentou um programa sociocultural que decorrerá de 23 de abril a 4 de maio. Neste programa estão inseridos eventos promovidos pela Assembleia Municipal e pela Câmara Municipal de Anadia.

De acordo com a edilidade, o programa das comemorações terá início com um debate e com a inauguração da exposição “Uma revolução em marcha”, cedida pelo Centro de Documentação 25 de abril. A mostra estará patente até ao último dia das celebrações na Biblioteca Municipal de Anadia, das 10h à 13h e das 14h às 19h, de segunda a sexta-feira, e no mesmo horário, mas com encerramento às 17h, aos sábados. Nela podem ser encontradas “imagens das movimentações militares do 25 de abril de 1974, captadas em Lisboa pelo fotógrafo Alfredo Cunha”, adianta a autarquia em nota de imprensa. 

Pelas 14h30, de 23 de abril, terá início um encontro intergeracional, sob o tema “O 25 de abril vivido pelos seniores e questionado pelos jovens”. Com este encontro, a edilidade pretende “suscitar o debate entre os alunos das escolas do concelho e cidadãos que, em idade adulta, viveram sob o regime do Estado Novo e testemunharam os acontecimentos da revolução de 1974”, esclarece a autarquia.

No dia 25 de abril haverá lugar para a habitual sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Anadia que, conforme aconteceu no ano anterior, acontecerá na Praça do Município. “A receção às entidades e convidados ocorrerá pelas 09h15, dando lugar aos cumprimentos à Guarda de Honra, dez minutos depois. A cerimónia do hastear das bandeiras, o canto do Hino Nacional e a largada de pombos estão agendadas para as 09h35, seguindo-se, pelas 09h45, a sessão do órgão deliberativo do Município de Anadia”, conforme se refere em comunicado de imprensa.

Em simultâneo, pelas 09h45, Anadia reunirá veículos de duas rodas (bicicletas, ciclomotores e motociclos), automóveis antigos e jipes, quando forem 09h45, em Anadia, a propósito do evento “Na Rota do Poder Local”. A concentração decorrera no Vale Santo de onde vão partir elementos de associações socioculturais e desportivas do concelho, passando pelas 10 freguesias e uniões de freguesia do concelho rumo ao Mercado de Vilarinho do Bairro, onde, a partir das 13h30, haverá um convívio popular.

Conforme descreve a autarquia anadiense, o programa prossegue no dia 26 de abril com uma palestra sobre “O 25 de abril e a democracia em Portugal”. A iniciativa acontecerá no Cineteatro Anadia, pelas 21h30, e junta na mesa de oradores: Jorge Lacão, deputado do Partido Socialista e vice-presidente da Assembleia da República, Albino Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia e presidente da Associação Nacional das Assembleias Municipais (ANAM), e José Manuel Pavão, ex-presidente da Assembleia Municipal de Mirandela e presidente fundador da ANAM.

No dia 27 de abril tem início o Festival Sentir Anadia, também no Cineteatro Anadia, pelas 21h30. O evento abrirá com o espetáculo “JAM – Especial Zeca Afonso, dirigido pelo Club de Ancas e a Associação Cultural e Recreativa Cerca – S. Pedro, e no âmbito do qual vão atuar o grupo InCantus – Tocares e Cantares da Freguesia de Avelãs de Cima, Rob’s Angels, Four2one e TheFounders, cantando músicas do próprio repertório mas também temas de Zeca Afonso. O espetáculo também contará com a participação especial da VitiStudentsBand. Segundo explica a edilidade em nota de imprensa, “o Festival Sentir Anadia é um evento que envolve as associações culturais do concelho, e cujo programa integra quatro espetáculos distintos, a realizar até novembro próximo”.

Vitorino e o duo Cordis são responsáveis por encerrar o programa de eventos previstos para o Cineteatro Anadia, no âmbito das celebrações dos 45 anos da “Revolução de Abril”. O concerto decorrerá no dia 30 de abril, pelas 21h30. Os bilhetes para assistir ao concerto já estão à venda e podem ser adquiridos no cineteatro às sextas-feiras e sábados, das 20h às 23h, ou através da bilheteira online BOL (www.bol.pt), nos CTT, FNAC, Worten e noutros postos BOL. Os ingressos têm o preço unitário de oito euros, estando reservado um desconto de 50% aos portadores dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior.