Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Liga dos Combatentes de Portugal atribui Medalha de Honra ao Município de Cantanhede


sábado, 13 abril 2019

As comemorações do Dia Nacional do Combatente, realizadas no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, foram o momento escolhido pela Liga dos Combatentes de Portugal para agraciar o Município de Cantanhede com a Medalha de Honra e Mérito. A entrega da insígnia foi feita ao vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, no passado dia 6 de abril.

Várias personalidades marcaram presença neste dia de festa para a Liga dos Combatentes de Portugal, nomeadamente D. Duarte Pio, Duque de Bragança, Chefe da Casa Real de Bragança e ex-combatente, que honrou a Liga dos Combatentes com a atribuição de uma distinção honorífica.

O evento começou com uma celebração litúrgica, presidida por D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança em Portugal. Seguiram-se as honras militares, os discursos do presidente da Liga, tenente-General Chito Rodrigues e do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e um desfile militar na parada. A terminar as celebrações foi feita uma romagem ao túmulo do Soldado Desconhecido, na Sala do Capítulo do Mosteiro da Batalha.

Pedro Cardoso, sobre a atribuição da Medalha de Honra e Mérito ao município da Mealhada, começa por dedicar “a homenagem a todos os valorosos soldados que foram chamados a combater, nos diferentes cenários de guerra, numa evocação particular aos oriundos do concelho de Cantanhede. A medalha é para eles, como forma de reconhecimento por se terem batido abnegadamente pelo país, alguns com sacrifício da própria vida”.

Ainda a pretexto da distinção recebida pela autarquia, Pedro Cardoso lembrou que “o município de Cantanhede não se poupou a esforços para manter viva a memória desses soldados, o que aliás foi evidente na celebração do Centenário do Armistício da Primeira Grande Guerra e outras ações, bem como no apoio dado a todos os grupos de combatentes, de forma especial ao Núcleo da Liga dos Combatentes do concelho de Cantanhede”.

 

Fotografia: Atribuição da Medalhada de Honra ao Mérito a Pedro Cardoso, em representação do município de Cantanhede