Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Mealhada apresenta 6 doces ao concurso 7 Maravilhas – Doces de Portugal


sexta, 12 abril 2019

As candidaturas ao concurso 7 Maravilhas – Doces de Portugal terminaram no passado dia 17 de março e aos poucos os municípios têm vindo a revelar as joias doces da coroa da gastronomia local que candidataram. No caso da Mealhada a proposta é variada: morgado do Bussaco, caramujos do Luso, cavacas do Luso, casticito, leitão doce e papas de carolo do rei.

O Município concorreu a quatro das sete categorias previstas no concurso, nomeadamente: à do “Doce de Território”, com o morgado do Bussaco e os caramujos do Luso, à dos “Biscoitos e Bolos Secos”, com as cavacas do Luso, à do “Doce de Inovação”, com o casticito e o leitão doce, e, por fim, à do “Doce de Colher e Doce à Fatia”, com as papas de carolo do rei.

Em representação da doçaria do território, “a Mealhada candidatou dois doces completamente distintos”, referiu a autarquia em nota de imprensa. Por um lado o morgado do Bussaco, um “doce à base de claras, mel, açúcar amarelo e miolo de noz, que nasce no seio do Palace Hotel do Bussaco”; por outro, os caramujos do Luso, “doce conventual à base de gemas de ovo, açúcar, água e folha de obreia com forma de elementos marinhos, que ali chegaram há mais de meio século pelas mãos de uma religiosa do Mosteiro de Lorvão e, atualmente, produzidos e comercializados pela empresa Semedo & Bonito”, descreve a edilidade.

Na luta pela conquista do distintivo 7 Maravilhas – Doces de Portugal, no âmbito dos bolos secos, o município apresentou as cavacas do Luso, “um bolo seco, redondo, de textura dura, com uma cobertura de calda de açúcar -, que surge do aproveitamento das claras de ovo dos caramujos, também produzidos pela empresa Semedo & Bonito”.

Relativamente à categoria respeitante à inovação, a autarquia apostou no casticito, “pastel criado pelo restaurante “O Castiço”, que resulta de uma mistura de sabores regionais, confecionado de modo próprio e peculiar, provocando uma explosão única de sabores, que remetem para a uva, fruto de importância fulcral na região da Bairrada”; e no leitão doce, recente criação da confeitaria Docealhada, que se caracteriza como sendo “um pastel ao mesmo tempo estaladiço suave e untuoso, com o sabor intenso do mel da serra do Bussaco”.

Por fim, a Mealhada apresenta as papas de carolo do rei como um doce de colher. Esta é uma criação do restaurante Rei dos Leitões, “que recuperou uma tradição da região, associada ao Dia de Todos os Santos, de papas simples, mas ricas, à base de carolo, nozes, pinhões, avelãs, amêndoas, passas, ameixas secas, figos passados, calandro, cerejas cristalizadas, açúcar, casca de limão, canela, manteiga e sal”, conforme explica a edilidade em nota de imprensa.  

Depois de ter conquistado a vitória com a “Mesa da Bairrada ao Mondego”, em 2018, o Município da Mealhada candidata-se novamente, agora a título isolado, nesta nova edição do concurso das 7 Maravilhas com “altas expectativas”. Resta agora conhecer o veredito da organização do concurso quanto aos doces que compõem a lista dos 21 selecionadas, sendo que vão ser escolhidos três por categoria, passando, posteriormente, para uma lista mais reduzida, de sete doces por distrito. 

 

Fotografia: De cima para baixo e da esquerda para direita – Leitão Doce, Papas de Carolo do Rei, Morgado do Bussaco, Casticito, Caramujos do Luso e Cavacas do Luso