Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

CIM Região de Coimbra leva ideias de negócio e mindfulness das escolas à Futurália


sexta, 12 abril 2019

Entre os dias 5 e 6 de abril, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC) fez-se representar na Futurália (Feira de Educação, Formação e Orientação Educativa), realizada em Lisboa. Neste evento, a CIMRC apresentou o projeto “Teares do Mondego”, desenvolvido por alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, no âmbito do projeto de empreendedorismo trabalhado nas escolas, e a ação MindSerena, promovida entre os alunos do 6º ao 8º ano do município de Penacova, abrigo do programa educativo, financiado pelo Centro 2020, denominado Realiza.te.

“Teares do Mondego” foi esta a ideia de negócio levada pela CIMRC à Futurália, no passado dia 5 de abril. O projeto, que tem a assinatura dos alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, foi apresentado com o recurso a “uma mostra de materiais produzidos, seguida de uma demonstração prática da tecelagem e das suas aplicações no revestimento de mobiliário, criação de peças de vestuário e calçado, jogos e outros objetos de utilização pessoal”, recordou a CIMRC em nota de imprensa.

O desenvolvimento da ideia de negócio apresentada foi feito ao abrigo do projeto Imagine.Create.Suceed., que aconteceu nos 19 municípios da CIMRC, incluindo a realização de concursos municipais para a apresentação de ideias de negócio e empreendedorismo dos alunos e professores. Na final do concurso intermunicipal o projeto “Teares do Mondego”, do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, sagrou-se vencedor.

No dia 6 de abril, a CIMRC trouxe à Futurália a ação MindSerena, “promovida, no âmbito do programa educativo intermunicipal Realiza.te, no município de Penacova, onde estão envolvidas cerca de duas centenas de alunos e mais de duas dezenas de professores, do 6º ao 8º ano”, esclarece a CIMRC.

Conforme explica a comunidade intermunicipal, “a ação MindSerena visa o desenvolvimento de uma maior capacidade de atenção dos alunos por forma a estarem mais tempo atentos e focados durante as aulas, bem como a redução da ansiedade e aumento da capacidade da atenção plena; melhoria das relações interpessoais; controlo de impulsos reativos e redução do bullying; e aumentar a função executiva das crianças, que está associada ao desempenho cognitivo e sucesso escolar, entre outros benefícios”.

Na feira foram desenvolvidas “práticas atencionais de respiração, postura corporal, consciência do corpo e movimento com os alunos do Agrupamento de Penacova e restantes participantes da Futurália”, recordou a CIMRC. A realização destes exercícios, de acordo com uma investigação citada pela comunidade intermunicipal, “promove a capacidade de compreensão, memória e reduz os níveis de stress e ansiedade facilitando, assim, a aprendizagem e consequentemente, um rendimento escolar mais satisfatório”.

O MindSerena tem um programa de intervenção estruturado em 15 sessões, dirigidas a alunos do 6º ao 8º ano. Para ministrar estas sessões, os docentes têm uma formação de 50 horas para “o desenvolvimento das suas competências socioemocionais e de mindfulness” e os pais e encarregados de educação têm sessões de sensibilização, com o objetivo de trabalhar “competências que promovem a atenção/concentração, a redução de ansiedade, a regulação emocional, a memorização, a resolução de conflitos, entre outras”, avança a CIMRC.

Jorge Brito, secretário executivo da CIMRC entende que “a educação é um dos pilares de ação da CIM Região de Coimbra” e, como tal, seria incontornável a presença na Futurália, que aconteceu mediante o convite do Programa Operacional Regional do Centro – Centro 2020.

 

Fotografia: Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho vence o prémio do Concurso Intermunicipal de Ideias de Negócio