Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Associação de Futebol de Aveiro anuncia inicio da construção da Cidade Desportiva


quarta, 10 abril 2019

No passado dia 6 de abril a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) apresentou, no Estádio Municipal de Aveiro, a obra “AFA – A caminho dos 100 anos”, da autoria da jornalista natural de Arouca, Cláudia Oliveira. Esta cerimónia, incluída na celebração dos 95 anos da fundação da associação desportiva, foi também o momento escolhido para o anúncio do início da construção da Cidade Desportiva da AFA e para a homologação das competições distritais.

Centenas de pessoas marcaram presença neste evento desportivo, onde, através da apresentação do livro de Cláudia Oliveira, se homenageou o passado da AFA e se preparou o futuro. Entre os convidados, estiveram Arménio Pinho, atual presidente da AFA, Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Fernando Gomes, líder da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), e Manuel Alegre, neto de Mário Duarte, fundador e primeiro presidente da história da AFA, que assina o prefácio da obra “AFA – A caminho dos 100 anos”.

Sobre a obra onde se eterniza a história da associação desportiva de Aveiro, Manuel Alegre afirma: “é uma obra que leva a conhecer a realidade da AFA, uma das maiores associações do país, que foi feita com muito rigor, inteligência e dedicação”. O autor do prefácio do “AFA – A caminho dos 100 anos” considera ainda que se o avô fosse vivo “ficaria muito contente por ver como a associação que ele fundou cresceu”.

O atual presidente da AFA salienta que a obra de Cláudia Oliveira “faz a junção de todos os documentos históricos e perpetua todo o passado rico e imenso da AFA”. Passado que a atual equipa da direção da associação pretende honrar, nomeadamente com a construção da Cidade Desportiva da AFA.

Nesta cerimónia, com o intuito de dar início à construção do novo projeto desportivo da AFA, foi celebrado um acordo de comodato entre a associação, na pessoa de Arménio Pinho, e a Câmara Municipal de Aveiro para a cedência de lotes de terreno que permitirão avançar com a empreitada.

Ribau Esteves, autarca do município de Aveiro, entende que a Cidade Desportiva da AFA “vai trazer melhor organização e prestação de serviços aos nossos clubes” e afirma “queremos que ela seja a cidade de todos os clubes aveirenses”. O edil considera ainda que “este passo fará a diferença no futuro”, acrescentando que “este é um investimento importante para qualificarmos o trabalho dos dirigentes, treinadores e atletas”.

A AFA, também nesta cerimónia, procedeu à homologação dos “torneios interfreguesias com as autarquias de Águeda, Mealhada, Oliveira do Bairro, Murtosa e Ílhavo, o Campeonato da Associação de Veteranos de Terras de Santa Maria e o protocolo de colaboração com a edilidade de Santa Maria da Feira para a realização da Festa do Futebol Feminino de Sub-19, com periodicidade anual”, segundo refere a associação desportiva em nota de imprensa.

Fernando Gomes, presidente da FPF, tomou a palavra e enalteceu o trabalho feito pela AFA no que respeita à captação das pequenas grandes coletividades para a família do futebol, “pelo trabalho que desenvolvem no futebol popular e de freguesias, e assim fazer crescer o futebol de recreação e lazer, tornando-o mais seguro, com mais jovens, como tem acontecido em Aveiro, uma das associações que mais cresce”, concluiu.

 

Fotografia: Cerimónia de apresentação do livro “AFA – A caminho dos 100 anos”

Créditos Fotográficos: André Machado, AFA TV