Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Região Centro mantém menor taxa de desemprego do país em 2018


quarta, 13 março 2019

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) analisou a taxa de desemprego da Região Centro em 2018 e concluiu que, pelo oitavo ano consecutivo, foi a região com menor taxa de desemprego do país.

Os números foram apurados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a partir dos quais se verifica que a Região Centro tem uma taxa de desemprego de 5,6%, tendo como referência a média nacional que, em 2018, está fixada nos 7%. Comparativamente a 2017, a Região Centro tem menos 14,5 mil desempregados, registando 65,3 mil indivíduos em situação de desemprego em 2018.

Quanto à taxa de desemprego jovem, a Região Centro diminuiu de 20,8%, registada em 2017, para 18,9%, em 2018. Segundo avança a CCDRC, “este valor corresponde ao menor dos últimos anos e atribui à região Centro o melhor valor no país, onde a taxa é de 20,3%”.

Perante os dados do INE e Eurostat, a CCDRC declara que “o desemprego de longa duração também diminuiu na região”, no ano transato. Em números, registaram-se 33,4 mil desempregados em 2018, face aos 40,3 mil de 2017. Por outro lado, os desempregados que procuram o primeiro emprego subiram 2,3%, em relação a 2017, fixando-se em 8,8 mil desempregados no ano anterior. Ainda assim, a CCDRC afirma que “apesar deste decréscimo, a região Centro continuou, em 2018, a ser a região portuguesa com o menor número de desempregados à procura do primeiro emprego”.

Relativamente à taxa de emprego dos 20 aos 64 anos, a CCDRC dá os parabéns pelo desempenho da região Centro pelo aumento da respetiva percentagem em 2018. No ano anterior a taxa de emprego fixou-se nos 76,6%, “ultrapassando a meta estabelecida pela União Europeia para 2020 (75,0%)”.

Em suma, a CCDRC salienta a manutenção da taxa de desemprego em valor mínimos, comparativamente à média do país, “este indicador na região Centro, manteve-se, pelo oitavo ano sucessivo, superior à média nacional (75,4%), sendo um dos mais elevados entre as regiões portuguesas”.

Sobre o ano transato, o estudo feito pelo INE e a Eurostat, revela que a região Centro foi a que teve menor percentagem de desempregados, contra as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, que tiveram as taxas mais altas de todo o país, com 8,6% e 8,8% respetivamente.

Mais informações sobre esta matéria estão disponíveis na página de internet da CCDRC (www.ccdrc.pt), no “Barómetro Centro de Portugal”, ou na plataforma “DataCentro – Informação para a Região”, localizada na internet em -  http://datacentro.ccdrc.pt.