Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“Mealhada em Movimento” leva as freguesias do concelho a praticar desporto


quarta, 13 março 2019

O Município da Mealhada dá início, no próximo domingo, a um programa de atividade física que irá percorrer as seis freguesias do concelho. Até maio a população vai ser desafiada a caminhar ou a participar numa aula de grupo, sendo que a primeira sessão decorrerá a 17 de março, na Pampilhosa.

Crianças, jovens, adultos e idosos são o público-alvo deste novo programa de atividade física promovido pela autarquia mealhadense. O “Mealhada em Movimento” pretende promover e estimular a prática desportiva junto de toda a população, com o objetivo de proporcionar experiências desportivas, mas também sociais e culturais.

Partindo do pressuposto de que “a atividade física e desportiva constitui também uma oportunidade para o divertimento e o convívio com outras pessoas”, a autarquia coloca ao dispor da população, sem restrição de idade, um programa que irá aliar a vertente lúdica à potenciação do “desenvolvimento motor e cognitivo”.

A Pampilhosa é o primeiro local por onde irá andar o “Mealhada em Movimento”. No dia 17 de março, a partir das 09h30, a população é convidada a reunir-se no Jardim Municipal da Pampilhosa (no restaurante pedagógico da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL)) para fazer uma caminhada de duas horas, categorizada com um grau de dificuldade moderado/baixo, que irá passar pela Rua da República, Rua Dr. Abel Silva Lindo, Rua Joaquim da Cruz, Jardim da BP, Rua de Santa Marinha, Rua do Freixo, Rua Prof. Guilherme Ferreira da Silva, Casa Quinhentista, Rua da Igreja, Bombeiros, Rua do Lagar, Rua do Luso, retomando ao ponto de partida. No final, os participantes são convidados a fazer alongamentos e a integrar uma aula de grupo.

No último dia de março, o programa desportivo do Município está de passagem pelo Luso. A partir das 09h30, os lusenses podem usufruir de uma aula de aeróbica junto à Fonte de São João, seguida de alongamentos. Neste dia, as crianças também poderão exercitar as brincadeiras nos insufláveis que vão estar disponíveis.

Em abril, o destino é a Vacariça. A partir das 09h30 de 7 de abril, a população é convidada a integrar uma caminhada de duas horas, em honra do Dia dos Moinhos. Esta caminhada tem um grau de dificuldade moderado/baixo e passará pelos seguintes pontos: Vacariça, Quinta do Vale, Pego (Pinheiro Manso Centenário), Quinta do Valongo (Fonte do Mouro) e Moinhos de Santa Cristina. Para esta atividade, a autarquia adverte: “os participantes deverão dirigir-se aos moinhos de Santa Cristina. Neste local estará o autocarro da CMM (Câmara Municipal da Mealhada) que transportará os participantes até aos moinhos de Lograssol, onde se iniciará a caminhada”.

Antes é a paragem seguinte do “Mealhada em Movimento”. No dia 28 de abril, também a partir das 09h30, o Município Amigo do Desporto convida a população a fazer uma caminhada, que irá passar por: Ventosa do Bairro, Jardim de Arinhos, Estradão de Ventosa (Vinhas), Devesa da Antes (Pinhais), Cardal (rotunda do leitão - Quinta do Murtal), Mealhada (Jardim Municipal), Cardal, Rotunda de São José, Campo de Futebol Antes e Rua dos Carmouços. As atividades prosseguem com uma sessão de alongamentos no Pavilhão da Antes, seguindo-se um almoço convívio, onde porco no espeto é o prato principal.

Barcouço recebe o programa desportivo da Mealhada no dia 5 de maio, onde irá decorrer uma aula de aeróbica em grupo, seguida de jogos tradicionais, havendo também insufláveis para a diversão dos mais pequenos. Este programa decorrerá no Parque Adriano, a partir das 09h30.

Casal Comba é o último destino do “Mealhada em Movimento”. A proposta para a população é uma Caminhada “pela rota dos Caminhos de Santiago”. A autarquia refere que “os participantes deverão dirigir-se ao Parque Via Romana. Neste local estará o autocarro da CMM (Câmara Municipal da Mealhada) que transportará os participantes até Mala (Fonte do Regato), onde se iniciará a caminhada “pela rota dos caminhos de Santiago”. Terminado o percurso, segue-se uma sessão de alongamentos no Parque Via Romana, que culminará com um almoço convívio, cujo menu será porco no espeto.

Segundo avança a edilidade, a participação no programa desportivo é gratuita e poderá ser feita nas sedes das Juntas de Freguesia, na Câmara Municipal da Mealhada ou nas Piscinas Municipais da Mealhada.