Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Idosos do concelho celebram o Dia de S. Valentim em ambiente festa


sexta, 15 fevereiro 2019

O dia 14 de fevereiro foi especial para cerca de 25 casais de utentes das Instituições de Solidariedade Social (IPSS) do concelho da Mealhada. Ao longo da tarde muitos foram os momentos de alegria e animação em honra aos afetos, de que S. Valentim é embaixador.

Um dos casais que marcou presença nesta iniciativa, organizada pelo Município da Mealhada, partilha a vida há 62 anos: João Bernardo e Maria do Céu Costa. Para ambos, a celebração desta data nunca entrou no calendário, mas afirmam ter gostado da tarde que passaram e do almoço serviço no restaurante “A Prova dos Novos”, localizado na Pampilhosa.

Conforme refere a autarquia em comunicado de imprensa, esta iniciativa foi uma forma de “fugir à rotina” para o referido casal que, desde que Maria do Céu sofreu um AVC, se tornou “mais complicada”, uma vez que João Bernardo passou a ser cuidador da esposa. “Tirámos um bocadinho para nos distrair e divertir, é bom”, garante o utente do Centro Social de Ventosa do Bairro.

António Morais e Arlete Rodrigues são casados há 58 anos e também celebraram pela primeira vez esta data. “Temos agora essa oportunidade, podemos distrair-nos um bocadinho”, disse António.

Se até ao momento falámos de casais que trilham caminho a dois há mais tempo, neste dia também houve lugar para aqueles que a vida juntou recentemente. Maria Dulce, de 61 anos, e José Matias, de 86 anos, são amigos recentes. A autarquia refere, em nota de imprensa, que este casal partilha companhia e alegrias, recordam outras diversões e bailes, mas para ambos a memória do festejo desta data não existe. “Não usava nada disto, mas é muito agradável”, afirma Maria Dulce, utente do Centro Social de Casal Comba.

Nesta festa também estiveram utentes da APPACDM de Anadia – Centro de Santo Amaro, Casal Comba. Felizes por celebrar esta data.

Em suma, todos os utentes presentes mostraram dar por cumprida a missão da autarquia, nomeadamente do Setor Social, a quem cabe a organização desta iniciativa. “Proporcionar momentos de lazer, de partilha de novas experiências e de convívio aos utentes, celebrando os afetos e os sentimentos”, são estes os objetivos desta ação, concebida no âmbito da Rede Social.

A colaborar na concretização desta iniciativa estiveram os Bombeiros Voluntários da Pampilhosa e a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, cujos alunos do curso de cozinha/pastelaria confecionaram e serviram o almoço no Restaurante Pedagógico “A Prova dos Novos”.