Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

A história do Teatro Grémio de Instrução e Recreativo da Pampilhosa é contada em livro


domingo, 10 fevereiro 2019

Joaquim Carvalhão Santos é o autor do livro “O cinema no entroncamento do progresso: o T.G.I.R. da Pampilhosa”. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é também Mestre pela mesma universidade em História Cultural e Política da Época Moderna. Em 2011 regressa à Universidade de Coimbra para fazer o doutoramento em História Contemporânea, a partir do qual nasce a obra agora transformada em livro e que será publicamente apresentada no próximo dia 22 de fevereiro, às 18h30, no Restaurante Pedagógico – A Prova dos Novos.

Luís Reis Torgal, professor universitário especialista em História Contemporânea, foi o orientador da tese de doutoramento de Joaquim Carvalhão Santos e agora será o apresentador da nova publicação de história local e regional.

O livro resulta de uma investigação original sobre a história do Teatro Grémio de Instrução e Recreativo da Pampilhosa (T.G.I.R.), a centenária sala de espetáculos da vila da Pampilhosa.

De acordo com informação difundida pela autarquia mealhadense, o foco desta obra é a exibição cinematográfica, porém “o livro não esquece a forma mais ampla como o T.G.I.R. serviu a comunidade local e regional, mediante múltiplos usos e, naturalmente, antes de mais, como teatro”. Segundo o autor da obra, a sala reveste-se de particular pertinência quando está em fase final de restauro, “prestes a iniciar um novo ciclo de vida”.

Mais do que um depositário da história do T.G.I.R., esta obra pretende também ser “um contributo relevante para a história do espetáculo cinematográfico em Portugal”, tal como garante a autarquia mealhadense.

A participação na sessão de apresentação do referido livro é gratuita, sendo que para obter esclarecimentos mais pormenorizados sobre o evento os interessados deverão contactar a Biblioteca Municipal da Mealhada através do endereço de correio eletrónico (biblioteca@cm-mealhada.pt) ou do número de telefone 231 201 681.