Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Conclusão de ação de reflorestação na freguesia da Tocha contou com a presença de Miguel Freitas


tags: Cantanhede, Reflorestação, Incêndios Categorias: Região sábado, 09 fevereiro 2019

Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, esteve esta manhã na freguesia da Tocha para assinalar o início de mais uma ação de reflorestação.

Esta não é a primeira vez que o referido membro do Governo se desloca até à Tocha, tendo estado presente, a 14 de abril de 2018, numa iniciativa de reposição de 12 hectares da mancha florestal devastada pelo incêndio de 15 de outubro de 2017, na área envolvente à Zona Industrial da Tocha.

O processo de reflorestação deste local tem sido dinamizado pela Câmara Municipal de Cantanhede, a par com a Junta de Freguesia da Tocha e a INOVA – Empresa Municipal, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e com as associações locais, contando com o envolvimento ativo da população.

Nesta fase, o processo de reflorestação de cerca de 40 hectares está quase concluído e as entidades promotoras quiseram assinalar simbolicamente o resultado do trabalho realizado com a plantação de árvores em mais dois hectares.

Recordamos que a freguesia da Tocha foi um dos territórios mais afetados pelo incêndio que deflagrou a 15 de outubro de 2017, tendo inclusivamente motivado a visita do Presidente da República, no dia 6 de novembro. À altura, foi feito um balanço que contabilizou “prejuízos na ordem dos seis mil hectares de floresta queimada, algumas empresas destruídas e casas ardidas, além de habitações, anexos e várias construções de apoio, bem como habitações bastante danificadas”, recorda a edilidade em nota de imprensa.

A reposição da paisagem verde que tem vindo a ser realizada é fruto de uma comparticipação financeira obtida a propósito da campanha “Expofacic, ao Visitar Ajudará a Reflorestar”, desenvolvida na última edição do certame, no âmbito de uma candidatura aprovada no programa SÊ-LO VERDE, do Fundo Ambiental.

 

Fotografia: Visita de Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, à freguesia da Tocha, a 14 de abril de 2018.