Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Cantanhede e Tocha são palco do Ciclo de Teatro Amador esta noite


sábado, 09 fevereiro 2019

“Sexta-feira 13” e “Viúva, porém honesta” são as propostas para esta noite dos grupos de teatro Cénico do Clube União Vilanovense e Amador da Tocha, da Associação Recreativa e Cultural 1º de Maio, respetivamente. A partir das 21h30 os dois grupos sobem ao palco para dar continuidade ao Ciclo de Teatro Amador do Concelho de Cantanhede.

O Grupo Cénico do Clube União Vilanovense cumpre, esta noite, a respetiva jornada de itinerância no auditório do Centro Paroquial de S. Pedro, em Cantanhede. Para o palco trazem a “Sexta-feira 13”, uma peça que relata um conjunto de peripécias pelas quais passam dois casais num dia tido como de azar, em período natalício. “Um ganha o euromilhões, mas o bilhete vai na mala de viagem que emprestou a um amigo; umas das esposas comete adultério e descobre que está grávida, e o seu marido, que supostamente tinha morrido quando o avião em que viajava se despenhou no mar, afinal estava vivo. Uma comédia feita de imprevistos que no final se resolvem”, avança a autarquia em comunicado de imprensa.

Hoje, o Grupo de Teatro Amador da Tocha (GATT) apresenta em estreia a peça “Viúva, porém honesta”. A Associação Recreativa e Cultural 1º de Maio, situada na Tocha, é o local onde o público poderá conhecer o enredo da obra de Nélson Rodrigues, adaptada para teatro. Antes de estrear, a autarquia cantanhedense levanta um pouco o véu da história, “um diretor de jornal com grande influência no país tudo faz para demover a filha a deixar de velar o marido falecido e voltar a ter uma vida normal, uma vez que tem apenas quinze anos. Como a jovem pretende voltar a casar, o pai resolve contratar um grupo de especialistas, todos eles charlatões, para a dissuadir da ideia. O casamento havia acontecido para justificar uma gravidez precoce e indesejada, que afinal tinha sido inventada pelo médico da família, um velho baralhado e amalucado”.

Estas são as propostas culturais da Câmara Municipal de Cantanhede e dos dois grupos de teatro para esta noite.