Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Incubadora do Curia Tecnoparque acolhe novo projeto empreendedor


sábado, 26 janeiro 2019

A “2bConnect” é um projeto empreendedor focado na criação de plataformas de comunicação, com potencialidade de conexão de equipamentos eletrónicos à internet. Este projeto está, agora, sediado em Tamengos, Anadia, mais propriamente no Curia Tecnoparque, após a assinatura de um contrato com o Município de Anadia, que se responsabiliza por disponibilizar um conjunto de meios instrumentais e humanos para o desenvolvimento da atividade da empresa.   

O projeto empreendedor que agora fixou instalações no Curia Tecnoparque desenvolve o seu trabalho, mais concretamente, na promoção das “potencialidades das novas tecnologias de comunicação ao nível industrial (Industria 4.0) e comercial (IoT – Internet of things), fornecendo equipamentos e soluções integradas, que incluem design de hardware e software responsável pela adaptação ao modelo produtivo do cliente, segundo as suas necessidades, garantindo aos clientes uma proximidade entre a implementação e o desenvolvimento do projeto”.

Recordamos que a Incubadora de Empresas do Curia Tecnoparque surgiu em 2006 e está, atualmente, a ser gerida pelo Município de Anadia, em parceria com a Universidade de Aveiro e o Politécnico de Coimbra. Instalado entre Aveiro e Coimbra, o Curia Tecnoparque “tem como missão produzir um impacto económico na região favorecendo o clima de inovação e de empreendedorismo para a criação e o sucesso de novas empresas”, tal como esclarece a autarquia em comunicado de imprensa.

De modo geral, e conforme informação veiculada pela autarquia, “a Incubadora tem como áreas preferenciais as TIC – Tecnologias da Informação e Comunicação, a Viticultura e Enologia, a Mobilidade Suave, a Saúde e Bem-Estar, Energias e Ambiente, Desporto, Turismo e Termalismo, Cerâmica e o Setor Agrícola e Florestal”.

O espaço de incubação conta com 11 gabinetes individuais e uma área para coworking, com capacidade para cerca de 10 pessoas. Este espaço tem protocolos com a Rede Nacional de Incubadoras, a Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA) e a Rede de Incubadoras de Empresas da Região Centro (RIERC). Atualmente, estão lá instaladas três empresas, duas fisicamente e uma virtualmente, sendo que para breve estão para entrar mais três projetos físicos e um virtual.

Recentemente, a autarquia anadiense apresentou uma candidatura para a Certificação da Incubadora, tendo em vista a obtenção de mais-valias para os incubados, nomeadamente a possibilidade de candidatar-se aos incentivos do IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação), como por exemplo ao “Vale de Incubação”, assim como para dotar o espaço de novos serviços de apoio às empresas incubadas.

Entretanto, para breve, está a abertura do Gabinete de Apoio ao Empresário e ao Empreendedor (GAEE). De acordo com a autarquia anadiense, “será mais uma “ferramenta” de apoio ao tecido empresarial concelhio e aos incubados, dado que pode prestar uma série de informações a vários níveis”. A autarquia adianta ainda que neste gabinete irá funcionar também a “Via Verde do Empresário”, com o qual se pretende fazer um acompanhamento personalizado às empresas, por um técnico, ajudando nos procedimentos administrativos e no processo de licenciamento para uma redução dos prazos de tramitação, bem como na colaboração no levantamento dos espaços disponíveis para a implementação do projeto.