Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Open de Inverno Masters registou 88 recordes batidos


segunda, 21 janeiro 2019

No primeiro dia de provas da 13ª edição do Open Internacional de Masters de Inverno, decorrida nas Piscinas Municipais da Mealhada, registaram-se seis recordes nacionais. Os feitos desportivos acabaram por marcar todos os dias de prova, tendo sido totalizados 88 recordes batidos, entre os quais se destacam dois recordes da Europa, no Campeonato Nacional Open de Inverno Masters.

Isabel Figueira, do Clube de Natação de Faro (CNFA), e José Carlos Freitas, Individual Norte de Portugal (INDNP), foram os responsáveis por bater os recordes europeus em 50 metros bruços e 400 metros livres, respetivamente. A juntar aos dois atletas, houve outros 86 recordes nacionais batidos ao longo das 36 provas de natação nos diversos estilos, cumpridas por atletas cuja faixa etária variou entre os 25 e os 92 anos de idade. De modo geral, a título masculino foram batidos 32 recordes, a título feminino 52, sendo que nas provas mistas foram registados quatro.

Quanto à pontuação por equipas, foi o Clube Fluvial Portuense que levou a melhor sobre as adversárias, levando “para casa” a Taça Master, assim como a vitória no Campeonato Nacional de Masters de Inverno e Open Internacional.

Conforme avança a autarquia mealhadense em comunicado de imprensa, foram 793 nadadores, dos quais 511 masculinos e 282 femininos, a disputar o Campeonato Nacional Open de Inverno Masters, em representação de 71 clubes de nacionalidade portuguesa, espanhola, alemã, francesa e russa.

As Piscinas Municipais da Mealhada estiveram, ao longo de todo o evento, lotadas, porém, a autarquia destaca que apesar do número elevado de atletas e público presente em todas as provas houve civismo e fair-play por parte de todos, “não havendo registo de qualquer incidente”, referem.

“Foi um momento alto e muito importante para o desporto na Mealhada e para a economia local”, começou por dizer Rui Marqueiro, líder do executivo mealhadense, a propósito deste evento desportivo. O autarca lembra ainda que “pelas piscinas municipais passaram, durante estes três dias, milhares de pessoas, sendo que muitas delas dormiram no nosso concelho e fizeram as suas refeições nos restaurantes da Mealhada”, ainda assim lamenta que alguns deles “estivessem encerrados, precisamente nesta altura, para férias” e garante que “os que tiveram as suas portas abertas, acabaram por sair beneficiados”.

Terminado o evento, a Federação Portuguesa de Natação (FPN), a Associação de Natação do Centro e Norte de Portugal (ANCNP), bem como atletas e treinadores, reconheceram a “capacidade organizativa da Câmara Municipal da Mealhada e as condições de excelência evidenciadas ao longo do campeonato”, o qual é tido como uma das provas mais importantes da FPN, entidade com quem o Município da Mealhada tem uma parceria para realização de diversas provas.