Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Autarquia cantanhedense promove formação sobre poda e enxertia


sexta, 18 janeiro 2019

“Poda e Enxertia em Fruticultura e Vinha”. É este o tema da formação, promovida pela Câmara Municipal de Cantanhede, que decorrerá até ao próximo dia 25 de maio. Frequentada, até ao momento, por 25 pessoas, esta formação é dirigida para a população empregada e ativa e é orientada pelo formador Hélio Varanda.

Fruto de uma parceria entre o Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a autarquia apresenta uma formação de 50 horas sobre a arte de podar e enxertar as vinhas e as árvores de fruto. Esta formação, segundo avança a autarquia cantanhedense em comunicado de imprensa, tem como principal objetivo “reforçar as boas práticas de poda e informar os podadores particulares, cumprindo as três Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) seguintes: identificar as épocas adequadas para a realização da poda e da enxertia e as diferentes técnicas utilizadas; identificar os diferentes tipos de poda em fruticultura; identificar os diferentes tipos de enxertia em fruticultura”.

Para cumprir os objetivos desta formação, cuja participação é gratuita, haverá lugar a aulas teóricas e práticas, com o intuito de adquirir e colocar em prática os conhecimentos previstos, em diferentes tipos de poda de vinha e árvores de fruto, enquadrada na época mais apropriada para a sua realização.

De acordo com informação veiculada pela autarquia, “a poda e a enxertia, quando executada corretamente, contribui decisivamente para o bom estado fitossanitário da árvore ou videira, permitindo não só melhorar o desenvolvimento, a evolução e o aumento da produtividade da planta, como também manter e melhorar a vertente estética associada à forma natural de cada exemplar arbóreo”.