Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

“Bairrada em Prova” está disponível até ao fim de março nos Espaços Bairrada


quinta, 17 janeiro 2019

A “Bairrada em Prova” está nos Espaços Bairrada, sediados na Curia (Anadia) e em Oliveira do Bairro, desde 16 de janeiro até ao último dia de março. A iniciativa, organizada pela Associação Rota da Bairrada (ARB), apresenta uma imagem renovada e um naipe de vinhos variado.

A ARB propõe para a segunda quinzena de janeiro uma prova composta por três vinhos e dois espumantes de cinco produtores diferentes: o vinho branco FP da colheita de 2017, os vinhos tintos São Domingos Reserva Tinto 2012 e Bom Caminho 2011, e os espumantes Quinta do Valdoeiro Branco Bruto de 2015 e Primavera Rosé Meio Seco.

O vinho branco FP da colheita de 2017 é concebido a partir das castas Bical e Arinto, da produtora anadiense Filipa Pato. Por outro lado, o vinho tinto São Domingos Reserva 2012, produzido nas Caves São Domingos, e o vinho Bom Caminho 2011, pertencente às Caves São João, de Sangalhos, foram feitos com as castas Baga, Touriga Nacional e Merlot. Da casta Baga são os espumantes Quinta do Valdoeiro Branco Bruto de 2015 e Primavera Rosé Meio Seco, das Caves Messias. O primeiro espumante combina a Baga com a Arinto e o segundo, que é uma estreia nas provas, uma vez que é um espumante Meio Seco, é maioritariamente Baga e combina esta casta com a Touriga Nacional.

Desde 16 de janeiro até 31 de março os visitantes podem provar os néctares acima referidos. A participação na iniciativa não requer marcação, excetuando grupos, e realiza-se às 10h30, 11h30, 15h30 e 16h30. O custo da prova é de 5 euros por provador, valor que se dilui quando são feitas compras de valor igual ou superior a 15 euros por pessoa.

Conforme avança a ARB, o “Bairrada em Prova” constitui uma “oportunidade de conhecer a região através de uma experiência vínica disponível de segunda-feira a domingo, nos Espaços Bairrada da Curia e de Oliveira do Bairro”.

Para os interessados em obter mais informações sobre a iniciativa, a ARB sugere o contato através do endereço de correio eletrónico – geral@rotadabairrada.pt -, da página de internet da associação (www.rotadabairrada.pt) ou diretamente através dos contactos telefónicos do Espaço Bairrada da Curia (231 503 105) ou do Espaço Bairrada de Oliveira do Bairro (234 742 137).

Recordamos que a ARB, entidade organizadora da iniciativa, é uma associação sem fins lucrativos, criada no final de 2006, com o objetivo de organizar de forma articulada e estruturada a oferta do território bairradino, nomeadamente através de experiências como o “Bairrada em Prova”, onde os saberes e sabores se fundem.