Diretor: 
João Pega
Periodicidade: 
Diária

Tômbola de Natal da Mealhada “girou” e garantiu maior volume de negócios para o concelho


quarta, 16 janeiro 2019

De 1 de dezembro a 6 de janeiro a Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada, levou a cabo mais uma edição do sorteio "Tômbola de Natal" em três concelhos: Mealhada, Mortágua e Penacova. Na Mealhada, a “tômbola” girou no passado dia 15 de janeiro e deu a conhecer os quatro vencedores do concurso, tendo sido confirmado o sucesso para o concelho quanto ao volume de negócios.

“Promova o seu Concelho, Compre no Comércio Local”, é este o mote e o grande objetivo do sorteio "Tômbola de Natal". De acordo com Carlos Pinheiro, presidente da direção da ACIBA, “a Mealhada foi a que vendeu mais de entre todos os municípios” onde decorreu o sorteio, contrariando a tendência que vinha a favorecer o concelho de Mortágua. “É a primeira vez que a Mealhada tem um volume de negócios superior a Mortágua”, exclamou Guilherme Duarte, vice-presidente da autarquia mealhadense, facto que Carlos Pinheiro comprovou dizendo que Mortágua, em regra, se “distanciava substancialmente”.

Para o sorteio, a ACIBA distribuiu 100 tômbolas pelos concelhos participantes e um total de 51 mil senhas, das quais 20 mil foram entregues à Mealhada, 12 mil a Penacova e 19 mil a Mortágua, o que se materializou num total de 921 mil euros de volume de negócios nos três concelhos.

Na Mealhada, concretamente, foram entregues 42 tômbolas, nas quais foram depositadas senhas atribuídas em compras cuja média rondava os 18 euros. Em números globais, o concelho mealhadense teve um volume de negócios de 360 mil euros.

Depois de apuradas as percentagens de sucesso que resultaram desta edição do sorteio “Tômbola de Natal”, foi feita a extração das quatro senhas vencedoras por parte de Carlos Pinheiro e de Guilherme Duarte.

Sem autorização para divulgar os nomes dos vencedores, uma vez que em primeiro lugar a ACIBA pretende contactá-los, podemos avançar quais as lojas que deram origem aos quatro prémios. A loja JM Eletrodomésticos, localizada na Mealhada, foi a responsável pela atribuição do quarto prémio, no valor de 75 euros; o terceiro prémio, no valor de 125 euros, teve origem na loja Pires Faria, sediada na Pampilhosa do Botão; a Multi Terapies, da Mealhada, originou o segundo prémio, correspondente a 200 euros; e a Somaq – Guilherme Rolo, Lda., da Mealhada, foi a responsável pela entrega do primeiro prémio, que corresponde a um voucher de 300 euros. Os vencedores dos quatro prémios monetários podem efetuar compras com o valor ganho em qualquer uma das lojas aderentes ao sorteio no concelho.

Aquando da recolha das tômbolas em cada espaço comercial, foi também selecionado um vencedor, por cada loja, do prémio “Comércio Local”, equivalente a 15 euros em compras no respetivo estabelecimento onde o consumidor efetuou as respetivas compras.

Atendendo ao “volume de negócios significativo” que os espaços comerciais aderentes ao sorteio conseguiram, Carlos Pinheiro diz ser inquestionável a manutenção do sorteio no futuro, “é obvio que achamos que esta iniciativa é para continuar, eventualmente sofrendo algumas modificações”, refere o presidente da direção da ACIBA. Quando questionado sobre quais as alterações que pretende fazer, Carlos Pinheiro afirma “qualquer coisa que torne mais interessante e mais estimulante esta iniciativa”, desafiando os lojistas a serem mais inovadores e proactivos.

Confrontado com o facto da maioria dos espaços comerciais estarem encerrados no domingo que antecedia o Natal, Carlos Pinheiro foi perentório, “essa é uma das partes que eu acho que falha em quem desenvolve esta atividade” e garante que para a próxima edição está a ser pensado um desafio que estimule os lojistas a manterem os espaços comerciais abertos na véspera de Natal.